Back

Longeviver, Políticas e Mercado

R$49,90

Esta coletânea reúne um grupo de pesquisadores com vasta experiência e produção na área da gerontologia social. Longeviver é um tema moderno, na medida em que é estar no meio do ciclone entre visões e sentimentos contraditórios sobre o envelhecer. O alargamento dos anos cronológicos traz novos horizontes para a sociedade e para os sujeitos, é este o amplo debate proposto aqui.

Não podemos mais empurrar a velhice para as margens, porque os velhos desejantes já não se submetem a ser plateia, exigem o protagonismo. Batalhas intergeracionais, latentes e até mesmo instituídas, são hoje mais complexas e incluem mais de duas ou três gerações.

Criar e gerir programas e políticas são prioritário para o enfrentamento desses novos desafios. Para tal, a abordagem multidisciplinar dos docentes-autores é muito bem-vinda e dá subsídios para todos que pretendem acessar áreas como cultura, ambiente, saúde, ética, política e até mesmo o mercado.

Marcia Almeida Batista – Diretora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – FACHS/PUCSP

-
+
Categorias: , Tag:

SUMÁRIO

PREFÁCIO……………………………………………………………………………………………………………………6

APRESENTAÇÃO…………………………………………………………………………………………………………..9

    • I – Gestão do Longeviver…………………………………………………………………………………………………19

Beltrina Côrte; Vera Brandão

    • II – Longeviver e mercado:
      considerações sobre o velho empreendedor de si………………………………………………………………45

Celina Dias Azevedo; Maria Helena Villas Bôas Concone

    • III – Cultura, Envelhecimento e Longeviver: diálogos críticos…………………………………………….64

Flamínia Manzano Moreira Lodovici; Maria Helena Villas Bôas Concone

    • IV – Dimensões socioeconômicas do longeviver: notas sobre
      um itinerário de estudo em face da transição demográfica global……………………………………..108

Jorge Felix

    • V – Autonomia e Envelhecimento: uma questão interdisciplinar………………………………………..129

Luiz Alberto David Araujo; Natália Carolina Verdi

    • VI – Avaliação de políticas públicas para a pessoa idosa: dimensões, sociopolítica e socioterritorial….150

Carola C. Arregui

    • VII – Envelhecimento e Políticas Sociais: oportunidades e acessos………………………………………164

Cintia Bincoleto Fazion; Fátima de Jesus Teixeira; Rita de Cássia M. de Lima Siqueira

    • VIII – Indicadores sociais e políticas públicas para pessoas idosas: conceitos e instrumentos….209

Pierre Rinco; Viviane Canecchio Ferreirinho

    • IX – As tecnologias digitais e a gestão do “longeviver”………………………………………………………….255

Flamínia Manzano Moreira Lodovici; Gastão de Freitas Neto

    • X – Análise de sentimentos sobre longevidade, no Twitter…………………………………………………..300

Flávio Morgado; Mirella de Medeiros; Paola São Thiago da Cunha

    • XI – Startups e longevidade: perspectivas para o trabalho e consumo……………………………………313

Myrt Thânia de Souza Cruz

    • XII – Ateliê do Lonveviver-Inovação em projetos para os idosos…………………………………………..327

Ana Gabriela Sturzenegger Michelin; Ronaldo Frederico

    • XIII – Apontamentos acerca da relação saúde-doença e a morte para um pensamento da velhice e do envelhecimento………………………………………………………………………………………………………………..347

Claudia Soares; Silvana Tótora

    • XIV – O rápido e intenso processo de envelhecimento populacional no Brasil………………………..367

José Eustáquio; Diniz Alves; Suzana Cavenaghi

 

Características do Produto:

PESO: 0,420 Kg

I.S.B.N.: 978-85-69350-26-2

ALTURA: 23,00 cm

LARGURA: 16,00 cm

PROFUNDIDADE: 2,40 cm

NÚMERO DE PÁGINAS: 418

IDIOMA: Português

ACABAMENTO: Brochura

CÓD. BARRAS FIOS: 9788569350262

ANO DA EDIÇÃO: 2019

ORGANIZADORAS: Ruth Gelehrter da Costa Lopes e Beltrina Côrte

Informação adicional

Peso 0,420 kg
Dimensões 2,4 × 16,00 × 23,00 cm
Formato

Impresso

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Você também pode gostar de…