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Intergeracionalidade: Cartas na Mesa

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Atividades, projetos e programas intergeracionais têm se multiplicado dentro e fora do Brasil desde os anos 90. Partem da percepção que a aproximação de velhos e jovens pode se constituir como resposta ao distanciamento, ou até mesmo aos conflitos, entre gerações. Comumente compostas por atividades lúdicas e culturais, essas ações são voltadas para a coeducação e a solidariedade etária, mas também podem ocorrer em trabalhos voluntários e militantes, adquirindo mais fortemente um caráter político. Nesse caso, podemos ter gerações trabalhando ombro a ombro em prol da comunidade, como é o caso das comissões intergeracionais em programas comunitários, como os que ocorrem com mais frequência em países como Inglaterra e Alemanha. O tempo dirá sobre a eficácia de tais iniciativas.

O ideal é que no futuro, ações dessa natureza não sejam mais tão necessárias, na medida em que recuperarmos o vigor da vida comunitária (se o recuperarmos). As perspectivas desses programas são promissoras, ajudam a aproximar pessoas, diminuindo a desconfiança, a prevenção, o preconceito. Mas é preciso reconhecer que tais programas não são panaceias, pois não têm o poder de revolucionar as relações sociais. É preciso lembrar que as dificuldades do diálogo intergeracional devem ser compreendidas no contexto maior das relações humanas no mundo em que vivemos. Portanto, em última instância, o bom convívio entre pais e filhos, avós e netos, enfim, de velhos e moços dentro e fora de uma família, depende da transformação das estruturas econômicas e de suas superestruturas políticas. Inegavelmente, tal processo de transformação passa pela educação das novas gerações, desde a mais precoce idade.

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SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Uma psicóloga fora do consultório………………………………………..25

PARTE 1

Infância e velhice numa perspectiva geracional…………………37

PARTE 2

Ciclo vital familiar e o contato intergeracional……………….73

PARTE 3

Efeitos da prática da correspondência escrita…………………..105

PARTE 4

A atenção à criança e ao idoso no Brasil………………………………..145

PARTE 5

Práticas intersetoriais favorecendo crianças e idosos……191

PARTE 6

Procedimentos metodológicos…………………………………………………215

Considerações Finais……………………………………………………………………333

Referências……………………………………………………………………………………..347

Anexos……………………………………………………………………………………………….385

 

Características do Produto:

PESO: 0,420 Kg
I.S.B.N.: 978-85-69350-25-5
ALTURA: 23,00 cm
LARGURA: 16,00 cm
PROFUNDIDADE: 1,70 cm
NÚMERO DE PÁGINAS: 430
IDIOMA: Português
ACABAMENTO: Brochura
CÓD. BARRAS: 9788569350255
ANO DA EDIÇÃO: 2019
AUTORA: Divina de Fátima dos Santos

Informação adicional

Formato

Impresso, E-book

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