fbpx
Back
User Avatar

Clinica Tempo

Com mais de 20 anos de experiência no campo do envelhecimento e da saúde mental, a Tempo resulta da percepção da necessidade de um espaço que reúna o atendimento a idosos e suas famílias a partir da escuta clínica; a produção teórica e a transmissão de conhecimentos visando a formação de profissionais; e a intervenção no campo social através de ações que busquem transformar o lugar ocupado pela velhice em nossa cultura.

Esses eixos de trabalho propõem uma perspectiva ampla de cuidado que leva em conta as múltiplas velhices, os diversos aspectos que concorrem na configuração das situações de envelhecimento, a produção de subsídios teórico-clínicos para ancorar as práticas de cuidado, e a dimensão sócio-política que produz determinadas representações da velhice em nossa cultura.

No núcleo clínico a Tempo conta com uma equipe de acompanhantes terapêuticos, oferece atendimento familiar, um grupo de convivência. No núcleo de transmissão oferecemos grupos de estudos, coordenamos cursos e ministramos aulas em diversos cursos já existentes.

Coordenação:
Maíra Humberto Peixeiro - Psicanalista, Mestrado em Pesquisa na École Doctorale de Psychanalyse na Universidade Paris VII, Coordenadora e supervisora da Tempo (Clínica e Cuidado no Envelhecimento), membro da equipe do Projetos Terapêuticos. Autora de artigos em cursos de psicanálise, acompanhamento terapêutico e envelhecimento.

Equipe:

Natália Alves Barbieri - Psicóloga e psicanalista. Mestre e doutora em Saúde Coletiva pela Unifesp- EPM. Coordenadora da Tempo - Clínica e Cuidados no envelhecimento ecoordenadora do Apoio Psicológico da Escola da Cidade. Autora de diversos artigos na área da psicogerontologia, psicanálise e envelhecimento.

Cristiana Gerab - Psicanalista, psicóloga e acompanhante terapêutica. Mestre em Psicologia Clinica pelo Laboratório de Psicopatologia Fundamental da PUC-SP. Integrou a equipe de Ats do instituto A Casa (2011-2018) e é organizadora do livro Clínica em Trânsito: Acompanhamentos Terapêuticos (Editora Escuta, 2019). Integra a Equipe Tempo de Acompanhamento Terapêutico no Envelhecimento. Participou do Projeto Escuta 60+ durante a pandemia. Coordena grupo de estudos sobre AT pela Equipe Tempo. Atende em consultório particular.

Cláudia Segura - terapeuta ocupacional, acompanhante terapêutica e psicanalista em formação pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana. Experiência profissional em instituições públicas de saúde mental - Centro de Atendimento Integrado à Saúde Mental, Santa Casa e Centro de Referência da Infância e Adolescência, UNIFESP. Acompanhante Terapêutica da equipe Tempo - clínica e cuidado no envelhecimento. Atendimento em consultório particular como psicanalista e supervisora clínica.

Júlia Atanasov - psicóloga clínica em formação em psicossomática psicanalítica no Instituto Sedes Sapientiae. Atende em consultório particular e como acompanhante terapêutica na equipe da Tempo - clínica e cuidado no envelhecimento. Participou do projeto Escuta 60+ durante a pandemia. Coordena grupo de estudos sobre envelhecimento pela Tempo.

Juliana Vargas - psicóloga clínica pela PUC-SP. Especialista em saúde do idoso pela UNIFESP. Especialista em luto pelo LELU - PUC - SP. Acompanhante terapêutica na equipe da Tempo - clínica e cuidado no envelhecimento. Atua como psicóloga clínica em consultório particular. Participou do projeto Escuta 60+ durante a pandemia. Coordena grupo de estudos sobre envelhecimento pela Tempo.

Leonardo Taccolini - Acompanhante terapêutico e psicólogo. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, especialista em Psicopatologia Fenomenológica pela FCMSC-SP e graduando em Filosofia pela USP. Autor dos livros Alma e o Espírito do Gênero (EDUC, 2022) e Time in a bottle: uma experiência de acompanhamento terapêutico em uma leitura simbólico-existencial (Appris, no prelo). Membro do departamento de Acompanhamento Terapêutico do Instituto A CASA e da Equipe Tempo.

1 Curso
35 Aluno