DESCONTOS:
- 20% para estudantes, pessoas aposentadas e ex-alunas/os de cursos do Espaço Longeviver
- Também oferecemos descontos para grupos/equipes (a combinar) a partir de 2 pessoas
Para saber como usar os descontos basta mandar mensagem para nosso whatsapp (11 97384-1820) ou e-mail cursos@portaldoenvelhecimento.com.br especificando seu caso.
VAGAS LIMITADAS
Datas: 28/08, 04/09, 11/09 e 18/09* – às quintas
Horário: 19h30 às 22h
Carga horária: 10 horas
*Os encontros serão gravados e disponibilizados por tempo determinado.
É possível parcelar no cartão em até 12x.
Com uma metodologia acessível e aplicada, o curso combina exposições dialogadas, estudos de caso, oficinas práticas e o uso de bases de dados como IBGE, CadÚnico e Datasus. Ao final, os participantes estarão aptos a produzir diagnósticos territorializados, relatórios claros e análises que façam a diferença na formulação de estratégias voltadas à proteção e à garantia de direitos da população 60+. Ideal para quem quer ampliar seu impacto e atuar com mais precisão.
Conteúdo Programático:
- INDICADORES SOCIAIS – O que são e como se definem?
- CARACTERÍSTICAS – O que faz um bom indicador?
- EXECUÇÃO – Como construir um indicador?
- CONHECIMENTO – Conhecer indicadores atualizados e panoramas dessa população, bem como suas fontes
- DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL – Como aplicar todo o conhecimento em análises de políticas públicas territoriais
Objetivo geral
- Capacitar profissionais e gestores públicos na compreensão, construção e análise de indicadores sociais voltados à população idosa, promovendo a utilização de dados para o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas. O curso busca fortalecer a tomada de decisão baseada em evidências, contribuindo para a formulação de estratégias mais eficazes e equitativas na garantia dos direitos e do bem-estar da população idosa.
Objetivos específicos
- Apresentar os conceitos fundamentais sobre indicadores sociais, sua importância e aplicabilidade no monitoramento e avaliação de políticas públicas para a população idosa.
- Capacitar os participantes na identificação e seleção de indicadores relevantes para a análise das condições de vida, saúde, moradia, renda e proteção social dos idosos.
- Demonstrar metodologias de coleta, análise e interpretação de dados quantitativos e qualitativos, com ênfase em fontes oficiais e pesquisas populacionais.
- Explorar boas práticas e desafios na construção de indicadores que reflitam a realidade da população idosa, garantindo que sejam eficazes para subsidiar a tomada de decisão.
- Discutir o uso estratégico dos indicadores para formulação, implementação e avaliação de políticas públicas intersetoriais voltadas ao envelhecimento digno e à proteção dos direitos dos idosos.
- Construção de relatórios territorializados: Orientação para a produção de materiais que auxiliem na comunicação dos indicadores sociais de maneira clara e acessível para diferentes públicos.
- Discussão coletiva e síntese crítica: Momentos de troca entre os participantes para reflexões sobre os desafios e oportunidades na implementação de indicadores sociais em políticas para a população idosa.
- Abordar a temática de idosos em situação de rua e de idosos na Cracolândia.
Público Alvo
- Profissionais que atuam com envelhecimento, políticas públicas, vigilância socioassistencial, gerontologia, pesquisas sociais e gestão.
Metodologia
O curso será desenvolvido de forma teórica e prática, combinando exposições dialogadas, estudos de caso e exercícios aplicados para garantir a compreensão e utilização dos indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas voltadas à população idosa.
- Aulas expositivas e dialogadas: Apresentação dos conceitos fundamentais sobre indicadores sociais, com espaço para discussão e compartilhamento de experiências dos participantes.
- Análise de casos reais: Estudos de políticas públicas e programas voltados à população idosa, demonstrando como os indicadores sociais são utilizados na prática para o monitoramento e a avaliação.
- Oficinas práticas: Exercícios guiados de construção, análise e interpretação de indicadores, incluindo a extração de dados de fontes oficiais e a visualização dos resultados em ferramentas analíticas.
- Uso de bases de dados públicas: Aplicação de técnicas para consulta e manipulação de dados de fontes como IBGE, Datasus, CadÚnico e outros sistemas relevantes para políticas sociais.
Docentes:
Pierre Rinco
Gestor público e bacharel em Políticas Públicas, especializado em políticas sociais e inovação no setor público. Cursa a especialização “Formação do Estado: Ética e Filosofia Política” na Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), aprofundando sua compreensão crítica sobre o papel do Estado e a ética na gestão pública. Atualmente coordena o Observatório da Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS/PMSP), conduzindo diagnósticos, indicadores e pesquisas sobre vulnerabilidade social, com ênfase na população em situação de rua. Pierre foi responsável pela maior pesquisa censitária sobre população em situação de rua do país — o Censo 2019 da cidade de São Paulo — e, por mais de cinco anos, dirigiu este que é o maior observatório de políticas sociais do Brasil, desenvolvendo metodologias que se tornaram referência para outros municípios. Antes de retornar à SMADS, atuou na Secretaria de Governo Municipal de São Paulo, onde elaborou estratégias de contratação de serviços socioassistenciais, integrou bases de benefícios sociais e liderou o monitoramento e avaliação do Programa Reencontro, focado em pessoas idosas em situação de rua. Pelo conjunto de suas iniciativas, recebeu com sua equipe o 1º lugar no Premia Sampa, principal prêmio paulistano de inovação no setor público, entre outros prêmios municipais e federais. Mantém interesse permanente em inovação social, análise de dados e gestão colaborativa de políticas públicas, aliando rigor técnico a uma visão humanista para criar soluções transformadoras.
Viviane Canecchio Ferreirinho
Socióloga, mestre e doutora em Educação, trabalha na política de assistência social desde 1992. É profissional da vigilância socioassistencial da cidade de São Paulo, com experiência na elaboração de estudos e análises socioterritoriais, de diagnósticos e na utilização de indicadores e índices sociais para avaliação e planejamento de políticas públicas. É, também, uma das idealizadoras da metodologia do Ranking de Priorização de Distritos para Abertura de Serviços Socioassistenciais, baseada em estratégias de benchmarking internos voltadas à facilitação de tomada de decisões gerenciais, ferramenta baseada na análise de diversos indicadores e variáveis para construção de quadro situacional hierarquizado que auxilie na priorização de atendimento dos diversos territórios. Participou da coordenação da Pesquisa Censitária da População em Situação de Rua da cidade de São Paulo nas últimas três edições, 2015, 2019 e 2021.
Poderá adquirir o certificado quem tiver ao menos 75% de presença (ao vivo ou vendo as gravações).
Contato: cursos@portaldoenvelhecimento.com.br
Referência bibliográfica
Jannuzzi. 2012. Indicadores Sociais no Brasil. Editora Alínea.
_____________________________________________________________________
DESCONTOS*:
- 20% para estudantes
- 20% para ex-alunas/os de cursos do Espaço Longeviver
- 20% para pessoas aposentadas
- Também oferecemos descontos para grupos/equipes (a combinar)
Para saber como usar os descontos basta mandar mensagem para nosso whatsapp (11 97384-1820) ou e-mail cursos@portaldoenvelhecimento.com.br especificando seu caso.
*Os descontos não são cumulativos.
Detalhes do Curso
- Seções 5
- Quiz 0
- Duração 10 horas
- Nível de Habilidade Todos
- Linguagem Português
- Alunos 28
- Certificado Sim
- Critérios de avaliação Sim
- 4 Sections
- 5 Lessons
- 365 Days
- Orientações Gerais1
- Material e Gravações1
- Aulas online ao vivo1
- Orientações para finalização do curso2