Realização:
Fundo Municipal do Idoso
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP
Fundação São Paulo – FUNDASP
Portal do Envelhecimento e Longeviver
Carga horária: 30 horas.
Sobre o curso:
A luta pelos direitos humanos trouxe muitas conquistas importantes para a sociedade e na construção de políticas públicas. Nesse percurso, o envelhecimento passou a ser visto não apenas como uma questão social, mas também como um direito humano fundamental. Isso significa que garantir dignidade às pessoas idosas deve ser uma responsabilidade compartilhada entre famílias, sociedade e Estado.
O presente projeto se insere no contexto brasileiro de progressivo envelhecimento populacional. Estudos indicam que, embora as mulheres apresentem maior expectativa de vida em relação aos homens, vivenciam também um período mais prolongado de fragilidade. Esse fenômeno relaciona-se, por um lado, às mudanças demográficas e socioeconômicas — como a queda das taxas de fecundidade, a redução da mortalidade em todas as faixas etárias, a crescente inserção da mulher no mercado de trabalho e as transformações nas configurações familiares. Nesse sentido, observa-se a diminuição do número médio de pessoas por família, a redução da presença de famílias extensas — tradicionalmente responsáveis pelo cuidado dos idosos — e o aumento da proporção de pessoas idosas, especialmente mulheres, que vivem sozinhas ou assumem a chefia do domicílio, muitas vezes sendo responsáveis pelo cuidado de crianças, adolescentes e jovens (Camarano; Kanso, 2016). Por outro lado, esse quadro decorre também da defasagem entre os avanços normativos conquistados e a efetiva oferta de serviços e ações voltadas à promoção, proteção e defesa da pessoa idosa, bem como do descompasso existente entre os benefícios assegurados pela seguridade social e a disponibilidade de serviços correspondentes.
Preparar a população para os desafios da longevidade envolve preparação para a velhice com projeto de vida voltado para a longevidade e seus múltiplos desafios, uma sociedade mais inclusiva e conhecimento sobre direitos e cuidados necessários para uma velhice digna e com satisfação.
O CURSO EAD: PARTICIPAÇÃO SOCIAL E CIDADANIA AO LONGO DA VIDA oferece um material rico para reflexão, capacitação e pode ser uma importante ferramenta social para informar a população sobre seus direitos para uma sociedade mais inclusiva.
O curso é dividido em 3 módulos, a saber:
Módulo 1: Direitos Humanos e Cidadania (12h)
Módulo II: Processo de Envelhecimento e envelhecer (10h)
Módulo III: O futuro é velho: sistema de Proteção e defesa dos direitos (8h)s
As horas de cada Módulo se dividem entre vídeos-aulas; materiais informativos, indicação de leituras, vídeos inspiradores, textos e slides com uma visão ampla sobre cada um dos temas.
Objetivo:
Capacitar pessoas idosas, bem como gestores e técnicos, estudantes e público em geral, para a contínua participação social e cidadania ao longo da vida.
Detalhes do Curso
- Seções 44
- Quizzes 3
- Duração 30 horas
- Nível de Habilidade Iniciante
- Alunos 4
- Certificado Sim
- Critérios de avaliação Sim
- 4 Sections
- 44 Lessons
- Lifetime
- Introdução4
- Módulo I - Direitos Humanos e Cidadania16
- 2.11.1. Direitos Humanos, Diversidade, Discriminação, Direitos.1 Hour
- 2.21.2. Cidadania, Estado e Direitos Humanos; Cidadania e Democracia1 Hour
- 2.31.3. Democracia, Sistemas de Governo, Tipos de Democracia, Características da Democracia1 Hour
- 2.41.4. Sistemas de Garantia: Proteção de Direitos Humanos, Sistema Interamericano e Sistemas Nacionais1 Hour
- 2.51.5. A Constituição e a importância do controle social: união, estado e município1 Hour
- 2.61.6. Sociedade Civil e espaços públicos como conquistas: Movimentos Sociais, Relações com o Estado, Parcerias e Etapas da Parceria1 Hour
- 2.71.7. Conselhos de Direitos no Brasil, Funcionamento, Secretarias Executivas e Articulação Institucional
- 2.81.8. Canais de participação: conselhos, OP, conferências, audiências.
- 2.91.9. O Conselho do Idoso na participação e controle social sobre as políticas públicas
- 2.101.10. O Conselho do Idoso e a relação com os movimentos sociais, mobilização social e o exercício da política
- 2.111.11. Governança participativa e participação cidadã na construção do Orçamento Público
- 2.121.12. Do assistencialismo ao SUS e SUAS: a informação como barreira urbana de acesso aos serviços
- 2.13Apostila – Módulo I
- 2.14Glossário – Módulo I
- 2.15Atividade – Módulo I60 Minutes22 Questions
- 2.16Formulário de Avaliação Módulo I
- Módulo II: Processo de Envelhecimento e Envelhecer14
- 3.12.1. Para entender o processo de envelhecimento e envelhecer: conceitos2 Hours
- 3.22.2. Expectativa de vida e longevidade: conceitos2 Hours
- 3.32.3. Velhices diversas e heterogêneas e suas representações sociais: como nos percebemos?2 Hours
- 3.42.4. Linguagem e envelhecimento: o que nos afeta?2 Hours
- 3.52.5. Combatendo o etarismo2 Hours
- 3.62.6. Relações intergeracionais na velhice e etarismo: o que temos a ver com isso?
- 3.72.7. Pilares do envelhecimento ativo/OMS
- 3.82.8. Década do Envelhecimento saudável nas Américas/ OPAS/OMS
- 3.92.9. Direito e Atenção à Saúde da Pessoa Idosa
- 3.102.10. Como garantir uma velhice digna e segura amanhã?
- 3.11Apostila – Módulo II
- 3.12Glossário – Módulo II
- 3.13Atividade – Módulo ll120 Minutes20 Questions
- 3.14Formulário de Avaliação Módulo II
- Módulo III:13
- 4.13.1. Rede de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa1 Hour
- 4.23.2. Política Nacional do Idoso1 Hour
- 4.33.3. Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003).1 Hour
- 4.43.4. Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas (OEA, 2015).1 Hour
- 4.53.5. As violências contra a pessoa idosa e fatores desencadeadores1 Hour
- 4.63.6. Estratégias de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa1 Hour
- 4.73.7. A importância do suporte social para a pessoa idosa1 Hour
- 4.83.8. Redes sociais de suporte à pessoa idosa: formais (serviços de assistência social, hospitais, programas governamentais, profissionais, entre outros) e informais (grupos sociais, associações, pessoas da comunidade, família, entre outros)1 Hour
- 4.9Glossário – Módulo III
- 4.10Apostila – Módulo III
- 4.11Instruções para emissão do certificado
- 4.12Atividade – Módulo III120 Minutes16 Questions
- 4.13Formulário de Avaliação Módulo III
Público alvo
- População geral – pessoas idosas, gestores, profissionais de diferentes áreas de atuação (social, educacional, saúde)

