Este curso está incluso no:
COMBO Centro Dia + Ateliê Narrativo (teoria e prática)
(Se inscrevendo pelo combo você economiza R$ 197,64)
VAGAS LIMITADAS
Datas: aos sábados – 04/10; 11/10; 18/10 e 25/10
Horário: 10h às 12h
Carga horária: 8 horas
*Os encontros serão gravados e disponibilizados por tempo determinado.
É possível parcelar no cartão em até 12x.
O Ateliê Criativo e Narrativo de Memórias Autobiográficas se constitui em um espaço seguro e acolhedor para que pessoas em processo de envelhecimento possam criar, compartilhar e dar novos significados às suas experiências de vida, ampliando a sensação de pertencimento e vitalidade. Além disso, visa refletir sobre o papel das narrativas de vida e da criatividade na construção da identidade, bem como sua utilização nos trabalhos junto as pessoas no seu processo de envelhecimento.
A memória e as experiências de vida constituem um patrimônio riquíssimo de histórias, afetos e saberes. Trabalhar a criatividade e as narrativas de memórias utilizando recursos expressivos da arteterapia possibilita a pessoa no seu processo de envelhecimento expressar-se de forma lúdica, simbólica e estética. Sabe-se que arteterapia oferece recursos que ultrapassam a palavra falada: a pintura, a colagem, o desenho, a música e o movimento permitem que recordações venham à tona de forma espontânea, transformando lembranças em narrativas pessoais e coletivas. Essa prática favorece o resgate da história de vida, a valorização das trajetórias individuais, fortalece a identidade e autoestima, além de promover bem-estar emocional e socialização.
Daí nasce a proposta do ateliê que faz uma aposta na necessidade de criar “um espaço potencial criativo e narrativo” para que as histórias de vida possam ser contadas e ressignificadas. Trata-se de um espaço facilitador: de expressão criativa, de registro das experiências e de construção de narrativas de memória, que possa colaborar para reconstrução de sentidos singulares e coletivos. Quanto mais houver espaços de expressão criativa, de escuta, de recordação mais estaremos favorecendo a capacidade de ressignificação das histórias vividas. Esses “espaços” são especialmente importantes quando trabalhamos com a pessoa idosa, pois ao retomar e contar sua história a mesma tem a oportunidade de ressignificar – atribuir outros sentidos as suas lembranças.
Conteúdo Programático:
- O desafio de contar uma vida
- Quem sou eu nas minhas memórias?
- Histórias de vida em movimento
- Tecendo o futuro com memórias
- Ateliê Criativo e Narrativo como prática de autoconhecimento e autoformação para o longeviver
Objetivos
- Promover um ateliê online, que seja um espaço potencialmente expressivo e lúdico para que os participantes possam se experimentar como criadores e narradores de si.
- Estimular a expressão criativa e simbólica por meio de recursos da arteterapia.
- Incentivar a troca de experiências e de recursos entre os participantes , de diferentes áreas do saber, que desejem desenvolver trabalhos narrativos e criativos de memória autobiográfica.
- Estimular o convívio social, o compartilhamento e a escuta entre os participantes.
- Refletir sobre o papel das narrativas e da criatividade na construção da identidade, especialmente das narrativas de vida e das memórias autobiográficas, bem como sua utilização nos trabalhos junto as pessoas no seu processo de envelhecimento.
- Contribuir para o bem-estar emocional, cognitivo e afetivo no processo de envelhecimento.
Público Alvo
- Pessoas interessadas em aplicar e participar de oficinas narrativas de memórias autobiográficas.
- Pessoas interessadas de diferentes idades e áreas disciplinares que tenham interesse no processo do longeviver.
Docentes:
Katia Maria Pacheco Saraiva
Poderá adquirir o certificado quem tiver ao menos 75% de presença (ao vivo ou vendo as gravações).
Contato: cursos@portaldoenvelhecimento.com.br
_____________________________________________________________________
DESCONTOS*:
- 20% para estudantes
- 20% para ex-alunas/os de cursos do Espaço Longeviver
- 20% para pessoas aposentadas
- Também oferecemos descontos para grupos/equipes (a combinar)
Para saber como usar os descontos basta mandar mensagem para nosso whatsapp (11 97384-1820) ou e-mail cursos@portaldoenvelhecimento.com.br especificando seu caso.
*Os descontos não são cumulativos.
_____________________________________________________________________
Referências bibliográficas
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 10 ed. São Paulo: Cia das Letras, 2003.
BRANDÃO, Vera Maria Antonieta Tordino. Labirintos da memória: Quem sou?.3ª ed. São Paulo: Portal Edições: Envelhecimento, 2018.
DOSSE, François. O Desafio Biográfico – Escrever uma Vida. São Paulo: Edusp, 2009.
FABIETTI, Deolinda. Arteterapia e Envelhecimento. São Paulo: Editora Casa do Pscicólogo, 2004.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: 34, 2006.
JOSSO, Marie Christine. Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos socioculturais e projetos de vida programados na invenção de si. In: Souza, Elizeu C; Abrahão, Maria Helena. (0rgs). Tempos, Narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS: EDUNEB, 2006, pp-7-13.
MACRI, Regina e PAIVA, Amanda. Promovendo a qualidade de vida dos idosos através da Arteterapia. 2010.
MISHLER, Elliot G., Narrativa e identidade: a mão dupla do tempo. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da; BASTOS, Liliana Cabral (Orgs.). Identidades – Recortes Multi e Interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1977.
PINEAU, Gaston. As histórias de vida como artes formadoras da existência. In: Souza, Elizeu C; Abrahão, Maria Helena. (0rgs). Tempos, Narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS: EDUNEB, 2006, pp-41-59.
PHILIPPINI, Angela. Caminho da arte: construindo um envelhecimento ativo. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. O local da diferença – Ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: 34, 2005.
WINNICOTT, D. A localização da Experiência Cultural. O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975, p. 145-152.
Detalhes do Curso
- Seções 5
- Quiz 0
- Duração 8 horas
- Nível de Habilidade Todos
- Linguagem Português
- Alunos 16
- Certificado Sim
- Critérios de avaliação Sim
- 4 Sections
- 5 Lessons
- 365 Days
- Orientações Gerais1
- Material e Gravações1
- Aulas online ao vivo1
- Orientações para finalização do curso2