Back

Gerontologia e Transdisciplinaridade II

R$9,90R$59,90

Desenvolver práticas e saberes transdisciplinares significa poder ir além das fronteiras pré-estabelecidas entre as diferentes disciplinas e ciências, cada uma com as suas práticas e saberes. Ir além é criar pontes, é estabelecer relações de diálogo e cooperação para que a partir dessa nova posição resulte na ampliação de um saber, e de benefícios para um conjunto de práticas. No contato com as realidades em que estamos envolvidos urge, olhar e ver, ouvir e escutar, sentir e pensar (Muniz de Rezende). Talvez desse modo possamos realizar práticas e saberes gerontológicos mais implicados e humanizantes.

Em síntese, propomos um desafio, o da superação de todos os obstáculos que nos impeçam de alcançar práticas mais próximas de uma atitude transdisciplinar e que nos limitem o acesso às pessoas, na sua humanidade, de modo que, uma vez alcançados os progressos desejados, estes resultem num desenvolvimento à escala humana, a única medida viável e possível. A única medida (desenvolvimento à escala humana) para que as sociedades humanas se desenvolvam pelo melhor que estas poderão vir a ser.

Para finalizar, este livro é a continuidade do livro Gerontologia e Transdisciplinaridade I, dá seguimento à sua temática e reflexão. Prossegue com a estrutura anterior, vários autores de diversos países e regiões entre Portugal, Brasil e Espanha. É um livro que se propõe a refletir a velhice e o envelhecimento a partir de uma perspetiva transdisciplinar.

-
+
SKU: Não aplicável Categorias: , , Tags: ,

SUMÁRIO

 

INTRODUÇÃO

LAÇO TRANSDISCIPLINAR: PARA UMA COOPERAÇÃO ENTRE PRÁTICAS E SABERES                        

Vítor Fragoso | Margarida Sotto Mayor

PSICANÁLISE E VELHICE(S) – A PLURALIDADE DE UMA VIVÊNCIA SINGULAR     

Cláudia Bacelar | Helena Faria

DE LA INFANCIA A LA MADUREZ – APORTACIONES DE LA ECOLOGÍA DE SISTEMAS HUMANOS                                   

Xavier Serrano Hortelano

MÚSICA NA IDADE SÉNIOR: UMA PERSPETIVA PRÁTICA BASEADA NA ABORDAGEM ORFF-SCHULWERK         

João Cunha

AS REPRESENTAÇÕES VISUAIS DA VELHICE NA LITERATURA INFANTO JUVENIL                               

Gabriela Sotto Mayor

A EDUCAÇÃO NA E PARA A TERCEIRA IDADE: EDUCAÇÃO PERMANENTE, GERONTOLOGIA EDUCATIVA E EDUCAÇÃO GERONTOLÓGICA                     

Irlana Jane Menas da Silva

ESTILO(S) DE VIDA E LONGEVIDADE                                

José Manuel Santos

TRANSDISCIPLINARIDADE E CUIDADO NA COMUNIDADE NO SÉCULO XXI                               

Zaida Azeredo e Assunção Nogueira

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE EM COMUNIDADE: UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR                  

Pedro Melo

LITERACIA EM SAÚDE E ENVELHECIMENTO:  UMA INTERAÇÃO MULTIDETERMINADA E SISTÊMICA                   

Carla Serrão | Sofia Veiga | Ruth Sampaio

SUPERVISÃO EM GERONTOLOGIA: UM TRABALHO TRANSDISCIPLINAR                 

Carla Ribeirinho

EDUCAÇÃO SOCIAL: UM NOVO OLHAR SOBRE A GERONTOLOGIA

Silvia Azevedo

A VELHICE COMO PROJETO                    

Sandra Barradas

DIÁLOGOS COM EDUARDA: “A VIDA É UMA METAMORFOSE”

Eduarda

REFLEXÃO FINAL

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Características do Produto:
PESO: 0,680 Kg
I.S.B.N.: 978-85-69350-43-9
ALTURA: 23,00 cm
LARGURA: 16,00 cm
PROFUNDIDADE: 1,80 cm
NÚMERO DE PÁGINAS: 436
IDIOMA: Português
ACABAMENTO: Brochura
CÓD. BARRAS: 9788569350439
ANO DA EDIÇÃO: 2022
ORGANIZADORES: Vítor Fragoso e Margarida Sotto Mayor

 

Informação adicional

Formato

Impresso, E-book

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.