Datas: 15/03, 22/03, 29/03 e 05/04 (aos sábados)
Horário: 9h às 12h
Carga horária: 12 horas
*As aulas serão gravadas e disponibilizadas por tempo determinado.
É possível parcelar no cartão em até 12x.
Proposta do curso
O envelhecimento em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI) traz desafios específicos que vão além das alterações cognitivas e funcionais típicas do envelhecimento neurotípico. Esses desafios afetam o processo biopsicossocial e exigem que profissionais estejam capacitados para lidar com a complexidade desses indivíduos, considerando não apenas o declínio cognitivo, mas também aspectos relacionados à comunicação, socialização e funcionalidade.
Este curso visa capacitar profissionais, familiares e interessados na temática para compreender as especificidades do envelhecimento em TEA e DI, bem como aplicar intervenções terapêuticas adequadas para além da estimulação cognitiva, como por exemplo as intervenções comportamentais. O objetivo é fornecer uma abordagem completa e individualizada que leve em consideração os desafios funcionais, emocionais e sociais, promovendo uma melhor qualidade de vida e inclusão dessa população.
Conteúdo Programático:
1. Definindo o Autismo e Deficiência Intelectual
- Entender o TEA como um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta
a comunicação, interação social e comportamento. - Reconhecer a variação de intensidade e características dentro do
espectro autista. - Relação entre TEA e DI.
- Compreender que a deficiência intelectual envolve limitações significativas no funcionamento cognitivo e adaptativo, enquanto o autismo se caracteriza por desafios nas áreas de comunicação e comportamento.
2. Autismo e Deficiência Intelectual ao Longo da Vida:
- Explorar as mudanças nos desafios e necessidades de suporte desde a infância até a velhice.
- Refletir sobre o impacto do envelhecimento em pessoas com autismo e deficiência intelectual, com foco em aspectos cognitivos, sociais, sensoriais, emocionais e funcionais.
- Impacto biopsicossocial do envelhecimento comparado ao neurotípico.
3. Fenótipo Ampliado do Autismo:
- Definição do fenótipo ampliado, que abrange familiares de pessoas com autismo com traços leves, sem o diagnóstico formal.
- Compreender como essas características podem influenciar a comunicação e interação social.
4. Masking
- Apresentação sobre o fenômeno de “masking” (camuflagem), no qual pessoas com autismo escondem seus comportamentos para se ajustar às normas sociais.
- Discussão o impacto psicológico do masking, especialmente em mulheres e indivíduos com autismo nível de suporte 01.
5. Tipos de intervenções:
- Cognitivas;
- Sensoriais;
- Comportamentais;
Objetivos
- Capacitar profissionais e familiares nas intervenções e cuidados com a população autista com ou sem deficiência intelectual em processo de envelhecimento;
- Oferecer orientações para a aplicação de intervenções integradas e individualizadas;
- Discutir estratégias interdisciplinares para otimizar a qualidade de vida, independência e bem-estar emocional de pessoas com TEA e DI;
- Refletir sobre os desafios no cuidado a longo prazo, com foco em intervenções significativas e com embasamento científico.
Público Alvo
- Profissionais da área da saúde, educação e de áreas afins que trabalhem com autismo e deficiência intelectual, familiares ou neurodivergentes que tenham interesse.
Contato: [email protected]
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DESCONTOS*:
- 20% para estudantes
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- 20% para pessoas aposentadas
- Também oferecemos descontos para grupos/equipes (a combinar)
Para saber como usar os descontos basta mandar mensagem para nosso whatsapp (11 97384-1820) ou e-mail [email protected] especificando seu caso.
*Os descontos não são cumulativos.
Detalhes do Curso
- Seções 5
- Quiz 0
- Duração 12 horas
- Nível de Habilidade Todos
- Linguagem Português
- Alunos 0
- Certificado Sim
- Critérios de avaliação Sim
Público alvo
- Profissionais da área da saúde, educação e de áreas afins que trabalhem com autismo e deficiência intelectual, familiares ou neurodivergentes que tenham interesse.