Back
Cover image
User Avatar

Últimos Socorros

1 Curso
6 Aluno

O final da vida e a morte de pessoas próximas (parentes, amigos , vizinhos) muitas vezes nos deixam sem saber o que fazer, pois muitos dos conhecimentos antigos sobre a morte foram se perdendo ao longo da história da nossa sociedade.

Para resgatar alguns destes conhecimentos foi elaborado o curso de Últimos Socorros.

Neste curso são oferecidas informações e técnicas a fim de que QUALQUER PESSOA possa ter um conhecimento básico sobre o que é possível fazer ao acompanhar uma pessoa no final da vida.

A ideia do curso de Últimos Socorros pela primeira vez em 2008 e foi apresentada pelo alemão Georg Bollig, que é médico intensivista, como parte de sua tese de mestrado em Cuidados Paliativos. Foi publicada em 2010 no livro “Palliative Care für alte und demente Menschen lernen und lehren”.

Na sequência, a ideia e os cursos foram apresentados em inúmeros eventos e congressos. Os primeiros cursos aconteceram na Noruega (2014) e na Alemanha e Dinamarca (2015) e as experiências publicadas em um artigo de Bollig und Heller (2016): The last aid course – A Simple and Effective Concept to Teach the Public about Palliative Care and to Enhance the Public Discussion about Death and Dying.

Desde então mais de 70.000 pessoas em 23 países já participaram do curso. E desde 2020 ele também é ofertado no Brasil.

Mais informações: https://ultimossocorros.com.br/

Facilitadoras:

Karin Schmid

Pioneira e Facilitadora dos Cursos de Últimos Socorros (Last Aid Movement) no Brasil. Curso de Enfermagem pela Schule für Pflegeberufe Helfenstein Klinik Geislingen, Alemanha.Especialização em Cuidados Paliativos pelo Pflege-Bildungszentrum an der Filderklinik, Alemanha. Física pela Faculdade de Física da Technische Universität Darmstadt, Alemanha. Terapeuta Comunitária Integrativa pelo Instituto Afinando Vidas, Brasil.

Joelita Pessoa

Fisioterapeuta, com doutorado em Engenharia Biomédica, com a temática de Cuidados Paliativos. Mestrado em Gerontologia. Especialização lato sensu em Gerontologia. Coordenação na Associação Brasileira de Alzheimer sub regional Taubaté por 10 anos. Atuou como fisioterapeuta membro do grupo de cuidados palitivos do Residencial Israelita Albert Einstein. Ampla experiência na formação de cuidadores da pessoa idosa, com cursos ministrados em instituições como SENAC, Santa Casa de São José dos Campos e Universidade de Taubaté. Atualmente, atua como agente compassivo na Favela Compassiva de Heliópolis, desenvolvendo ações voltadas ao cuidado e à promoção de saúde no território.