(Ainda é possível se inscrever e ver a primeira aula gravada)
Datas: 12/02, 19/02, 26/02, 12/03, 19/03, 26/03, 02/04, 09/04, 16/04, 23/04 (quartas-feiras)
Horário: 19h às 22h
Carga horária: 30 horas
*As aulas serão gravadas e disponibilizadas por tempo determinado.
É possível parcelar no cartão em até 12x.
O crescimento da população idosa no país é uma realidade que exige profissionais preparados para atender os novos e constantes desafios. Cada vez mais se torna fundamental a implementação de estratégias que favoreçam um envelhecimento saudável, que evitem, adiem ou revertam alguns défices cognitivos e que mantenham a funcionalidade do idoso. A perda de memória e outras alterações cognitivas estão entre as principais queixas e receios no envelhecimento.
A estimulação cognitiva, portanto, se torna uma importante ferramenta no cuidado e na intervenção junto ao idoso, pois auxilia na melhora global do funcionamento cognitivo, na medida em que contribui para a neuroplasticidade.
Através da estimulação cognitiva também é possível aprender novas estratégias cognitivas a fim de compensar as dificuldades que o envelhecimento cerebral pode trazer.
O objetivo deste curso é capacitar o profissional a conduzir o melhor tipo de intervenção cognitiva para pessoas idosas, compreendendo os fundamentos da estimulação cognitiva.
Conteúdo Programático:
- Sobre a memória e o lembrar
- Introdução
- Memória e envelhecimento
- Quando o esquecer é patológico?
- Funções cognitivas
- Funções cognitivas
- Funções executivas
- Estratégias compensatórias
- Estratégias externas
- Mnemônicas
- Estimulação cognitiva em idosos
- Estimulação cognitiva: o que é e para quem serve?
- Outros personagens na estimulação cognitiva
- Por onde começar?
- Anamnese com o idoso e informante
- Instrumentos de rastreio cognitivo
- Outros Instrumentos de avaliação
- Como estabelecer objetivos?
- Acompanhamento e relatórios
- Planejando as sessões
- Planejando uma sessão de estimulação cognitiva
- Atendimento domiciliar e em grupo
- A prática
- Exercícios de estimulação cognitiva
- Recursos digitais
- Estimulação Cognitiva nas Demências
- Como atuar com pessoas com Demência de Alzheimer ou similares
- Jogos: como e quando usar
- Apresentação de jogos e análise de formas de utilização
Objetivo
- capacitar o profissional a conduzir o melhor tipo de intervenção cognitiva para pessoas idosas, compreendendo os fundamentos da estimulação cognitiva.
Público Alvo
- Profissionais e estudantes da área da saúde, educação e humanas que podem aprender e atuar com a estimulação cognitiva. Os conceitos e práticas abordados são comuns dessas áreas e essenciais para ter uma prática embasada.
Coordenação pedagógica
Fabiana Satiro: Graduada em Pedagogia, especialista em Neuropsicologia pelo HC/FMUSP, com Pós-graduação em Gerontologia e em Educação em Saúde pela Unifesp, Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP, titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Graduanda em Psicologia. Atua com Estimulação cognitiva de idosos e orientação aos familiares, bem como docente em cursos de formação de cuidadores.
É sócia na empresa 50mais Ativo, onde coordena o PoderosaMente.
Os participantes deverão cumprir 85% de frequência no curso (vendo as aulas ao vivo ou gravadas) para adquirir os certificados do curso emitidos pela 50mais Ativo/Espaço Longeviver.
Contato: [email protected]
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DESCONTOS*:
- 20% para estudantes
- 20% para ex-alunas/os de cursos do Espaço Longeviver
- 20% para pessoas aposentadas
- Também oferecemos descontos para grupos/equipes (a combinar)
Para saber como usar os descontos basta mandar mensagem para nosso whatsapp (11 97384-1820) ou e-mail [email protected] especificando seu caso.
*Os descontos não são cumulativos.
Detalhes do Curso
- Seções 5
- Quiz 0
- Duração 30 horas
- Nível de Habilidade Todos
- Linguagem Português
- Alunos 38
- Certificado Sim
- Critérios de avaliação Sim
Público alvo
- Profissionais e estudantes da área da saúde, educação e humanas que podem aprender e atuar com a estimulação cognitiva. Os conceitos e práticas abordados são comuns dessas áreas e essenciais para ter uma prática embasada