Realização:
Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – SNDPI
Portal do Envelhecimento e Longeviver
Carga horária: 30 horas.
Sobre o curso:
As ILPIs, que são lugares de convivência coletiva, que podem atender pessoas idosas independentes ou aquelas com dificuldades para o desempenho de suas atividades diárias e que necessitem de cuidados prolongados, viram-se com a necessidade de aumento de profissionais capacitados para o cuidado dessa faixa etária.
Cumpre ressaltar que as atribuições do cuidador podem variar de acordo com o estilo de vida da pessoa idosa e com o seu estado de saúde. Algumas funções podem ser destacadas como atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde; escutar, estimular atividades de lazer e ocupacionais; buscar o bem-estar do idoso de um modo geral para que ele se mantenha confortável, bem alimentado, estimulando ao mesmo tempo sua autonomia; fazer companhia ao idoso, proporcionando atividades que promovam alegria, como conversar, caminhar, realizar trabalhos manuais, tomar sol; auxiliar o idoso a realizar sua higiene pessoal; cumprir rotinas estabelecidas pela Instituição; dentre outras funções que promovam melhor qualidade de vida a este segmento da população.
Contudo, para que o cuidado seja prestado de forma correta à pessoa idosa, faz-se imprescindível se investir em ações que visem a formação de cuidadores a fim de que esses possam compreender mais acerca do processo de envelhecimento, dos direitos da pessoa idosa, promover seu bem-estar, bem como exercer suas atividades com mais segurança.
Objetivo:
Contribuir para a qualificação de cuidadores das ILPIs, bem como promover o desenvolvimento de uma política voltada de prestação do cuidado com maestria, maior conhecimento dos direitos humanos e fundamentais da pessoa idosa, dos aspectos relativos ao envelhecimento, proporcionando, assim uma melhor prestação de serviços e compreensão acerca dessa faixa etária.
Detalhes do Curso
- Seções 40
- Quizzes 3
- Duração 30 horas
- Nível de Habilidade Iniciante
- Alunos 5535
- Certificado Sim
- Critérios de avaliação Sim
Conteúdo
- 4 Sections
- 40 Lessons
- Lifetime
- Introdução4
- Módulo I - O envelhecimento humano e o cuidado14
- 3.11.1. O Processo de Envelhecimento e suas características biológicas, psicológicas, sociais, econômicas, educacionais1 Hours
- 3.21.2. Definição de cuidado; Autonomia e independência da pessoa idosa1 Hours
- 3.31.3. O que é cuidar da pessoa idosa; Definição de cuidador e responsabilidades; O Cuidador familiar da pessoa idosa e o Cuidador da Instituição de Longa Permanência1 Hours
- 3.41.4. O que o cuidador de idosos deve saber sobre Tecnologia assistiva; cuidados com a alimentação da pessoa idosa e técnicas para a prevenção de engasgos1 Hours
- 3.51.5. Higiene pessoal, Vestimenta e Conforto da pessoa idosa; Mecanismos corporais, mobilização e transferência1 Hours
- 3.61.6. Administração de medicamentos; Noções de primeiros socorros1 Hours
- 3.71.7. Sono e repouso; Incontinência urinária1 Hours
- 3.81.8. Como lidar com a depressão e inatividade na pessoa idosa com dependência; Comunicação com a pessoa idosa com demência; Como auxiliar a pessoa idosa com limitações cognitivas1 Hours
- 3.91.9. Orientações práticas de como proceder em casos de interdição e óbito; Cuidados Paliativos1 Hours
- 3.101.10. Cuidando de quem cuida1 Hours
- 3.11Glossário do módulo I
- 3.12Exercício de Avaliação da Aprendizagem do módulo I2 Hours20 Questions
- 3.13Referências bibliográficas do módulo I
- 3.14Apostila – Módulo I
- Módulo II - Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPIs9
- 4.12.1. Definição de Instituição de Longa Permanência para Idosos2 Hours
- 4.22.2. O papel do cuidador de idosos nas ILPIs e atividades habituais2 Hours
- 4.32.3. Assistência à saúde do idoso institucionalizado2 Hours
- 4.42.4. Prevenção de quedas em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)2 Hours
- 4.52.5. A pandemia da COVID-19 nas Instituições de Longa Permanência e a população idosa como grupo de risco no Brasil2 Hours
- 4.6Glossário do módulo II
- 4.7Exercício de Avaliação da Aprendizagem do módulo II60 Minutes10 Questions
- 4.8Referências Bibliográficas do Módulo II
- 4.9Apostila módulo II
- Módulo III: Sistema de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa, direitos da pessoa idosa na legislação brasileira e rede de suporte social16
- 5.13.1. Rede de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa: Delegacias especializadas, Defensorias Públicas, Polícia Militar, Ministério Público, CREAS, Conselhos de Direitos das Pessoas Idosas, entre outros atores, canais de denúncia1 Hours
- 5.23.2. Estatuto da Pessoa Idosa; Política Nacional do Idoso1 Hours
- 5.33.3. Conceito de violência contra a pessoa idosa e fatores desencadeadores1 Hours
- 5.43.4. Formas de manifestação de violência contra a pessoa idosa1 Hours
- 5.53.5. Perfil do agressor e da vítima1 Hours
- 5.63.6. Estratégias de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa e como denunciar1 Hours
- 5.73.7. A pandemia da COVID-19 e o aumento de registros de violência contra a pessoa idosa1 Hours
- 5.83.8. Abandono afetivo da pessoa idosa residente em Instituições de Longa Permanência1 Hours
- 5.93.9. A importância do suporte social para a pessoa idosa1 Hours
- 5.103.10. Redes sociais de suporte à pessoa idosa1 Hours
- 5.11Glossário do módulo III
- 5.12Exercício de Avaliação da Aprendizagem do módulo III2 Hours20 Questions
- 5.13Referências Bibliográficas do Módulo III
- 5.14Apostila módulo III
- 5.15Feedback do curso
- 5.16Instruções para emissão do certificado
Público alvo
- Cuidadores de Idosos de ILPIs