Back

Tópicos de Gestão de Organizações de Saúde

R$0,00

Esta coletânea tem por objetivo contribuir para a formação de gestores para os níveis operacionais e estratégicos das organizações de saúde – Hospitais, Clínicas, UBS (Unidades Básicas de Saúde), UPA (Unidades de Pronto Atendimento), AME (Ambulatórios Médicos de Especialidades), Laboratórios, Planos de Saúde etc. -, nas principais dimensões da gestão (estratégia, organização, processos, pessoas e tecnologia), balizadas por valores e práticas da humanização da saúde. A coletânea cobrirá, também, a administração de operações em hospitais e clínicas apoiadas pelas tecnologias da informação e da comunicação (ERP-HIS, BI, CRM, Lean Health etc.)

A gestão de organizações, incluindo as de saúde, compreende, segundo Galbraith (2012), cinco dimensões interdependentes, cada uma associada a uma palavra-chave: Estratégia (direções); Estrutura (poder), Processos (fluxos); Pessoas (competências) e Remuneração (motivação).

Em um nível mais específico, encontra-se a definição de administração de Henri Fayol, uma “atividade ou processo de planejar, organizar, executar, liderar e controlar”; e uma das funções distintas das principais funções da empresa: “técnica; comercial; financeira; segurança e contabilidade” (MAXIMIANO, 2017, p. 83), embora a administração esteja presente em cada uma dessas funções.

Outra visão integradora é dada pelo Balanced ScoreCard (BSC): uma das ferramentas de gestão mais utilizadas e bem avaliadas por executivos de todo o mundo (BAIN & COMPANY, 2018), que avançou na forma de avaliar indicadores, indo além da perspectiva financeira (ROI, lucratividade etc.) para incluir a perspectiva do cliente (satisfação, participação de mercado, fidelidade etc.), a perspectiva interna do negócio (tempo de ciclo, desempenho, retrabalhos etc.), e a perspectiva da inovação e aprendizado (porcentagem de receita oriunda de novos serviços, quantidade de sugestões dos funcionários, receita por funcionário etc.), tendo a estratégia como centro (KAPLAN e NORTON, 2018).

 

O e-book contém nos seus capítulos algumas visões e conceitos integradores:

  • Gerenciamento de Projetos no Setor da Saúde

Estudo de Processos da gestão de projetos (Início, Planejamento, Execução, Controle, Encerramento) e de suas áreas de conhecimento (Integração, Escopo, Cronograma, Custos, Qualidade, Recursos, Comunicação, Riscos, Aquisições, Partes interessadas), segundo o Project Management Body of Knowledge – PMBoK, do PMI (Project Management Institute).

  • Lean Healthcare em um Ambulatório Público Infantil na Cidade de São Paulo

Estudo de melhoria de processos organizacionais utilizando as ferramentas Lean Healthcare.

  • Custo-efetividade da intervenção clínico-educativa em pacientes com retinopatia diabética

Análise do custo-efetividade da intervenção clínico-educativa oportuna e intensiva, em pacientes da atenção básica com retinopatia diabética, comparado à prática atual dependente do reencaminhamento à atenção primária.

  • Gestão da Longevidade: Aspectos a serem levados em conta no gerenciamento de um processo ao longo da vida

O que é e como pensar a gestão do longeviver. Políticas públicas para o envelhecimento. Direitos humanos. Gestão dos cuidados, desde os básicos aos paliativos. Avanços tecnológicos como facilitadores e promotores de vida autônoma e informada. Mercado de trabalho.

  • Gestão de profissionais com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)

Programas de prevenção, promoção e gestão da saúde. Redução de custos com a saúde, sustentabilidade e qualidade de vida.

  • Análise da satisfação dos fisioterapeutas atuantes em hospitais da cidade de São Paulo

Aplicação do formulário do IHI, utilizado pela Mayo Clinic, para trazer uma visão da relação do fisioterapeuta com seu gestor. Diagnóstico das características da liderança e do sistema organizacional, servindo como apoio para a construção de um plano de capacitação e para o planejamento estratégico organizacional.

 

Para baixar o arquivo, clique em « comprar », mas não se preocupe, o site não pedirá nenhuma informação de pagamento!

-
+

SUMÁRIO

Apresentação ………………………………………………………………………………………………… 11

Flávio Morgado

Gerenciamento de Projetos no Setor da Saúde …………………………………….. 17

Nilo Sergio Maziero Petrin | José Carlos Arruda Alves

Lean Healthcare em um Ambulatório Público Infantil na Cidade de São Paulo ………………………… 53

Bárbara de Araújo Cosenza | Grazielli de Mesquita Rodrigues | Leila S. Domingues Teixeira | Natália Chicon Antonialli | Flávio Morgado

Custo-efetividade da intervenção clínico-educativa em pacientes com retinopatia diabética ……… 113

Maurício Aguiar de Paula | Flávio Morgado | Maria Helena Senger

Gestão da Longevidade: Aspectos a serem levados em conta no gerenciamento de um processo ao longo da vida ………………………………………………………………………………………………………………….. 143

Maria Elisa Gonzales Manso | Beltrina Côrte

Gestão de profissionais com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)……………………. 189

Erica Watari Hirata | Carlos Eduardo Hirata | Flávio Morgado

Análise da satisfação dos fisioterapeutas atuantes em hospitais da cidade de São Paulo ……………. 229

Tânia Marques Tramontini | Conrado Tramontini | Nicole Calsavara Tomazella

 

Informação adicional

Formato

E-book

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Você também pode gostar de…