REALIZADO EM 2023
Datas: Sábados : 12/08; 19/08; 26/08; 02/09; 16/09; 23/09; 30/09; 07/10; 14/10; 21/10; 28/10; 04/11; 11/11
Horário: 9h às 12h* (A última aula – 11/11 – terminará às 13h)*
Carga horária: 40 horas
Existe uma crescente demanda por profissionais devidamente qualificados para trabalhar com a população idosa. Essa qualificação abarca os fundamentos da gerontologia social e o conhecimento sobre as demandas e fragilidades da velhice. Também aponta para a necessidade de projeção para o futuro e as próximas gerações de velhos, cujos anseios demarcados pelo contexto em que se desenvolveram e que guarda similaridades e diferenças com as gerações anteriores.
Assim, a possibilidade de uma reflexão crítica e profunda sobre o processo de vida e envelhecimento é de interesse não apenas para quem quer trabalhar nessa área, mas também para aqueles que desejam refletir seu próprio processo de longeviver e ser capaz de definir melhor a velhice que desejam viver.
Objetivos:
- Dar a conhecer conceitos básicos sobre o envelhecimento e a velhice e quais discursos sobre esta etapa da vida predominam na sociedade.
- Perceber as relações de poder que envolvem a velhice, o processo de envelhecimento, e desafiam o viver de velhas e velhos.
- Apresentar conceito ampliado de saúde na velhice.
- Oportunizar e ampliar o diálogo para fomentar parcerias multiprofissionais de atuação, de investigação e de estudo sobre as dimensões da fragilidade na velhice.
- Pensar no adoecimento, finitude e morte como potencia para organizar a vida e manter autonomia e dignidade mesmo quando não se pode responder por si.
- Refletir sobre a construção do envelhecimento como diálogo entre o sujeito e o social; Apresentar a psicanálise como ferramenta de construção de sentido e de um olhar multidimencional para velhice. Abordar temas relevantes como família, sexualidade, saúde e doença, solidão, estética e novas possibilidades para o envelhecer.
Conteúdo:
- Discursos e conceitos sobre envelhecer na perspectiva social humanística
- Conceitos que fundam a gerontologia social
- Discursos predominantes
- Crítica à velhice contemporânea
- Olhar e lugar de velhas/velhos na sociedade
- Modelos para o “bom” envelhecer
- Velhices
- Resistências
- Saúde da pessoa idosa: fatores protetores e de desgaste que interferem no processo de envelhecer
- Contextualização, conceito de saúde e senescência
- Determinantes sociais em saúde (DSS) e o envelhecer
- Iniquidades no envelhecer e repercussões para a saúde
- A OMS: o conceito de envelhecer e capacidade funcional ao longo dos anos
- Como abordar a saúde do idoso: porque estratificar
- Overflow sobre fragilidade e vulnerabilidade
- Atenção Multidisciplinar à Saúde da Pessoa Idosa
- Conceitos: independência e autonomia;
- AVDs, AIVDs e AAVD;
- Intersetorialidade REDE;
- Fortalecimento de vínculos. Empoderamento. Indicadores de fragilidade nas velhices.
- Finitude
- De quem é a vida afinal?
- Tecnologia X Cuidado e autonomia
- Cuidados Paliativos
- Construção de sentido e legado
- Cuidando de quem cuida
- Envelhecer e Sociedade
- Envelhecimento como construção coletiva
- Medo da velhice
- Solidão
- Desenvolvimento e envelhecimento
- Conceito de potência
- Biopoder e o cuidar de si
- Winnicott: criatividade e a construção de sentido de vida
- Sexualidade
- Uma estética da velhice
- Família, comunidade e rede de vínculos
- O futuro da velhice
O curso conta com um trabalho final escrito que será publicado ou no Portal do Envelhecimento ou na Revista Longeviver.
O certificado será emitido e enviado a todos aqueles que assistirem a maioria das aulas e entregarem o trabalho final.
Contato: [email protected]
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DESCONTOS*:
- 20% para estudantes
- 20% para pessoas aposentadas
- 20% para ex-alunos de cursos do Espaço Longeviver
Para saber como usar os descontos basta mandar mensagem para o e-mail [email protected] especificando seu caso.
*Os descontos não são cumulativos.
Detalhes do Curso
- Seções 19
- Quiz 0
- Duração 40 horas
- Nível de Habilidade Todos
- Linguagem Português
- Alunos 47
- Certificado Sim
- Critérios de avaliação Sim
Conteúdo
- 9 Sections
- 19 Lessons
- 365 Days
- Orientações Gerais2
- Material e Gravações1
- Módulo I: Discursos e conceitos sobre envelhecer na perspectiva social humanística1
- Módulo II: Crítica à velhice contemporânea2
- Módulo III: Saúde da pessoa idosa: fatores protetores e de desgaste que interferem no processo de envelhecer2
- 5.102/09 – Contextualização, conceito de saúde e senescência; Determinantes sociais em saúde (DSS) e o envelhecer; Iniquidades no envelhecer e repercussões para a saúde
- 5.216/09 – A OMS: o conceito de envelhecer e capacidade funcional ao longo dos anos; Como abordar a saúde do idoso: porque estratificar; Overflow sobre fragilidade e vulnerabilidade
- Módulo IV: Atenção Multidisciplinar à Saúde da Pessoa Idosa2
- Módulo V: Finitude4
- Módulo VI: Envelhecer e Sociedade3
- 8.104/11 – Envelhecimento como construção coletiva; Medo da velhice; Solidão; Desenvolvimento e envelhecimento
- 8.211/11 – Conceito de potência; Biopoder e o cuidar de si; Winnicott: criatividade e a construção de sentido de vida; Sexualidade
- 8.318/11 – Uma estética da velhice Família, comunidade e rede de vínculos; O futuro da velhice
- Orientações para finalização do curso2
Público alvo
- Profissionais de todas as áreas que atuam com idosos ou interessados em entender o envelhecimento.