REALIZADO EM 2024
Datas: 20/01, 27/01, 03/02 – aos sábados
Horário: 9h às 12h
Carga horária: 9 horas
As aulas serão gravadas e disponibilizadas.
Conteúdo programático:
I. Narrativa (s) e Memória (s)
- A crise das narrativas – crise da tradição
- Tempo e narrativa
- Narrativa, identidade e subjetividade.
- Narrativas como memória, como testemunho, como resgate, como encontro.
- O que é e como se formam as memórias?
- Quais os mecanismos que possibilitam o resgate da memória?
- Qual o significado e por que ocorrem os esquecimentos?
- O que é memória autobiográfica?
II. Narrativas de memória autobiográfica e Longevidade.
- O desafio de contar uma vida – autobiografias, diários, cartas, videos etc.
- O valor de narrar para a promoção de uma educação para o bom longeviver.
- Ateliê Narrativo – Narrativas como prática e autoformação para o longeviver.
Proposta do curso
Desde o princípio da nossa história de vida estamos sendo construídos a partir das narrativas de alguém. Assim vamos nos constituindo e nos alimentando de relatos de experiências, de histórias, de memórias, de elementos culturais que serão a base para formular nossa própria história. Ao contarmos nossas histórias podemos dar sentidos novos às experiências passadas, sobretudo quando compartilhadas com os outros e com outras gerações. Deste modo, pensamos que o trabalho com narrativas de memórias autobiográficas propicia a construção de um espaço de escuta e de encontro onde narrador e ouvinte se beneficiam. Tais espaços de encontro podem ser oportunidades para quebra de preconceitos, construção de empatia e de uma cultura de valorização dos conhecimentos e saberes humanos ao longo do curso de vida.
Daí a presente proposta de um Ateliê narrativo de memórias autobiográficas: teoria e prática, que faz uma aposta na necessidade de criar “ um espaço potencial narrativo” para que as histórias de vida possam ser contadas. Entendemos “espaço potencialmente narrativo” como um lugar de escuta qualitativa, aberta e ética. Trata-se de um espaço facilitador: do contar, do registro das experiências, da expressão tudo que possa colaborar para construção de sentidos singulares e coletivos. Acreditamos que quanto mais houver espaços de escuta, de recordação e de expressão mais estaremos favorecendo a capacidade de ressignificação das histórias vividas. Esses “espaços” são especialmente importantes quando trabalhamos com a pessoa em seu processo de envelhecimento, pois ao retomar e contar sua história a mesma tem a oportunidade de ressignificar – atribuir outros sentidos as suas lembranças.
Isto posto, o presente Ateliê de narrativas de memória autobiográfica: teoria e prática se propõe a fornecer algumas reflexões teóricas sobre o valor das narrativas de vida, bem como se oferece como um espaço/ateliê online no qual os participantes poderão vivenciar algumas experiências narrativas.
Objetiva-se com esse curso introdutório:
- Compreender teoricamente o papel das narrativas na construção da identidade, especialmente das narrativas de vida e das memórias autobiográfica e sua utilização nos trabalhos junto as pessoas no seu processo de envelhecimento.
- Refletir e conscientizar sobre o papel do mediador para a escuta sensível e acolhedora.
- Promover de modo criativo/lúdico, uma espécie de ateliê online, que seja um espaço potencialmente narrativo para que os participantes possam se experimentar narradores e ouvintes,
- Incentivar a troca de experiências e de recursos entre os participantes , de diferentes áreas do saber, que desejem desenvolver trabalhos narrativos de memória autobiográfica.
- Refletir sobre o valor de narrar para a promoção de uma educação para o envelhecimento humano em todas as fases do ciclo de vida, com foco na superação de preconceitos e na construção de uma cultura mais solidária para um melhor longeviver.
Público alvo
- Pessoas interessadas e/ou profissionais (formação continuada) de diferentes áreas disciplinares que tenham interesse no processo do longeviver .
Contato: [email protected]
_____________________________________________________________________
DESCONTOS*:
- 20% para estudantes
- 20% para ex-alunas/os de cursos do Espaço Longeviver
- 20% para pessoas aposentadas
- Também oferecemos descontos para grupos/equipes.
Para saber como usar os descontos basta mandar mensagem para nosso whatsapp (11 97080-4331) ou e-mail [email protected] especificando seu caso.
*Os descontos não são cumulativos.
Referências do curso:
BENJAMIN, Walter. O narrador e Experiência e Pobreza. In Magia e Técnica, Arte e Política – Obras Escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BENJAMIN, Walter. O narrador – considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e Técnica, Arte e Política- Obras Escolhidas I . São Paulo: Brasiliense, 1985.
_________________. Experiência e Pobreza. In: Magia e Técnica, Arte e Política- Obras Escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 10 ed. São Paulo: Cia das Letras, 2003.
BRANDÃO, Vera Maria Antonieta Tordino. Labirintos da memória: Quem sou?.3ª ed. São Paulo: Portal Edições: Envelhecimento, 2018.
DOSSE, François. O Desafio Biográfico – Escrever uma Vida. São Paulo: Edusp, 2009.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: 34, 2006.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Ed. Centauro, 2004.
ISQUIERDO, Ivan, Questões sobre a memória. 2ª ed. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2017.
JOSSO, Marie Christine. Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos socioculturais e projetos de vida programados na invenção de si. In: Souza, Elizeu C; Abrahão, Maria Helena. (0rgs). Tempos, Narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS: EDUNEB, 2006, pp-7-13.
MISHLER, Elliot G., Narrativa e identidade: a mão dupla do tempo. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da; BASTOS, Liliana Cabral (Orgs.). Identidades – Recortes Multi e Interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. 2ª ed., São Paulo: Ática, 2000.
PARK, Margareth Brandini (Org). Memória em movimento na formação de professores: prosas e histórias. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000.
PETIT, Michèle. A arte de ler – ou como resistir à adversidade, São Paulo: 34, 2009.
PINEAU, Gaston. As histórias de vida como artes formadoras da existência. In: Souza, Elizeu C; Abrahão, Maria Helena. (0rgs). Tempos, Narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS: EDUNEB, 2006, pp-41-59.
RICOEUR, Paul. _____________. Tempo e Narrativa (3 volumes). São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. O local da diferença – Ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: 34, 2005.
WINNICOTT, D. A localização da Experiência Cultural. O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975, p. 145-152.
Detalhes do Curso
- Seções 7
- Quiz 0
- Duração 9 horas
- Nível de Habilidade Todos
- Linguagem Português
- Alunos 49
- Certificado Sim
- Critérios de avaliação Sim
Conteúdo
- 4 Sections
- 7 Lessons
- 365 Days
- Orientações Gerais1
- Material e Gravações1
- Encontros3
- Orientações para finalização do curso2
Público alvo
- Pessoas interessadas e/ou profissionais (formação continuada) de diferentes áreas disciplinares que tenham interesse no processo do longeviver .