Oficina Online: Narrativas Autobiográficas

R$ 135,00

 

Datas:

Sábados:

19/06

26/06

03/07

 

Carga horária: 9 horas

Horário: 9h às 12h

*Horário de São Paulo

 

o presente Ateliê de narrativas de memória autobiográfica: teoria e prática se propõe a fornecer algumas reflexões teóricas sobre o valor das narrativas de vida, bem como se oferece como um espaço/ ateliê online no qual os participantes poderão vivenciar algumas experiências narrativas.

Objetiva-se com esse curso introdutório:

  • Compreender teoricamente o papel das narrativas na construção da identidade, especialmente das narrativas de vida e das memórias autobiográfica e sua utilização nos trabalhos junto as pessoas no seu processo de envelhecimento.
  • Refletir e conscientizar sobre o papel do mediador para a escuta sensível e acolhedora.
  • Promover de modo criativo/lúdico, uma espécie de ateliê online, que seja um espaço potencialmente narrativo para que os participantes possam se experimentar narradores e ouvintes,
  • Incentivar a troca de experiências e de recursos entre os participantes , de diferentes áreas do saber, que desejem desenvolver trabalhos narrativos de memória autobiográfica.
  • Refletir sobre o valor de narrar para a promoção de uma educação para o envelhecimento humano em todas as fases do ciclo de vida, com foco na superação de preconceitos e na construção de uma cultura mais solidária para um melhor longeviver.

 

 

 

Conteúdo programático:

I-Narrativa (s) e Memória (s)

  • A crise das narrativas – crise da tradição
  • Tempo e narrativa
  • Narrativa, identidade e subjetividade.
  • Narrativas como memória, como testemunho, como resgate, como encontro.
  • O que é e como se formam as memórias?
  • Quais os mecanismos que possibilitam o resgate da memória?
  • Qual o significado e por que ocorrem os esquecimentos?
  • O que é memória autobiográfica ?

 

II- Narrativas de memória autobiográfica e Longevidade

  • O desafio de contar uma vida – autobiografias, diários, cartas, videos etc.
  • O valor de narrar para a promoção de uma educação para o bom longeviver.
  • Ateliê Narrativo – Narrativas como prática e autoformação para o longeviver.

 

 

As aulas acontecerão online ao vivo nos dias e horários especificados acima pelo Google Meet. As instruções para usar a plataforma e o Manual do Aluno são enviados por e-mail uma semana antes do curso começar!

 

Quer saber mais sobre nós?

Nosso site de conteúdo: https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/

Instagram do Portal do Envelhecimento: https://www.instagram.com/portaldoenvelhecimento/

Instagram do Espaço Longeviver: https://www.instagram.com/espacolongeviver/

 

Comparar
Categorias: , ,

Descrição

 

Desde o princípio da nossa história de vida estamos sendo construídos a partir das narrativas de alguém. Assim vamos nos constituindo e nos alimentando de relatos de experiências, de histórias, de memórias, de elementos culturais que serão a base para formular nossa própria história. Ao contarmos nossas histórias podemos dar sentidos novos às experiências passadas, sobretudo quando compartilhadas com os outros e com outras gerações. Deste, modo pensamos que o trabalho com narrativas de memórias autobiográficas propicia a construção de um espaço de escuta e de encontro onde  narrador e ouvinte se beneficiam.  Tais espaços de encontro podem ser oportunidades para  quebra de preconceitos, construção de empatia e de uma cultura de valorização dos conhecimentos e saberes humanos ao longo do curso de vida.

Daí a presente proposta de um Ateliê narrativo de memórias autobiográficas: teoria e prática, que faz uma aposta na necessidade de criar “ um espaço potencial  narrativo” para que as histórias de vida possam ser contadas. Entendemos “espaço potencialmente narrativo” como um lugar de escuta qualitativa, aberta e ética. Trata-se de um espaço facilitador: do contar, do registro das experiências, da expressão tudo que possa colaborar para construção de sentidos singulares e coletivos. Acreditamos que quanto mais houver espaços de escuta, de recordação e de expressão mais estaremos favorecendo a capacidade de ressignificação das histórias vividas. Esses “espaços” são especialmente importantes quando trabalhamos com a pessoa em seu processo de envelhecimento, pois ao retomar e contar sua história a mesma tem a oportunidade de ressignificar – atribuir outros sentidos as suas lembranças.

 

 

Docente

Profa. Dra. Kátia Maria Pacheco Saraiva

Psicóloga Clínica, Doutora em Psicologia dos Processos Psicossociais ( PUC-Minas); Mestre em Psicologia Clínica (pela PUC-RJ); Especialista em Programas Intergeracionais (Universidade de Granada- Espanha). Especialista em Psicologia Médica (Santa Casa de Misericórdia- RJ). Pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento Humano e do Núcleo de estudos e pesquisa do Envelhecimento (NEPE) do curso de Psicologia da PUC- Minas, campus Poços de Caldas. Atua como psicóloga clínica em consultório particular (desde 1991);como docente e supervisora no curso de graduação em Psicologia da PUC-Minas, campus Poços de Caldas (desde 2000). Em suas atividades de pesquisa atuou como colaboradora no projeto Rede Fibra, Polo Unicamp, que desenvolveu pesquisa sobre Fragilidade em idosos Brasileiros, do ponto de vista biopsicossocial, com apoio do CNPq. É colaboradora do grupo de pesquisa Longevidade, Envelhecimento e Comunicação e do Portal do Envelhecimento. Possui grande experiência com projetos e práticas extensionistas tanto nas áreas de intervenção Psicossocial e cultural, quanto nas áreas de promoção de saúde. Idealizadora do Projeto Psi em Cena; do Projeto “Sacudindo a Memória”: contando histórias, resignificando memórias e aproximando gerações” e do Projeto “Sons da Memória”.

 

Público alvo

Pessoas interessadas e/ou profissionais (formação continuada) de diferentes áreas disciplinares que tenham interesse no processo do longeviver .

 

Certificado será encaminhado após a conclusão do curso

 

Contato

[email protected]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.