Descrição
JUSTIFICATIVA
A justificativa para o Ateliê Literatura e Memória se dá através da articulação do pensamento de três autores: G. Bachelard, J. Saramago e Rilke.
Segundo Bachelard: “nesse tempo destituído de atenção e memória, temos de resgatar o “maravilhamento ingênuo” inerente ao devaneio da infância, a “lembrança pura” que nos dá asas da liberdade e ajuda a alma; resgatar a criança que fomos nos dá consciência de raiz; tente “chocar” uma palavra particular, familiar: podem eclodir inesperadamente coisas que ficaram adormecidas; pela associação podem surgir reminiscências, multiplicidade de imagens.” (in: A Poética do Devaneio). Bachelard busca na infância o poder de maravilhar-se com a imaginação.
Recorrendo à Saramago, vemos que o autor aponta a memória da infância como a matéria bruta com que o adulto se forjou; em suas palavras: “acessar o desvão da memória é retornar à infância, recolher fragmentos, reviver sensações, medos, toda a matéria bruta… Perscrutar a criança que vive dentro de nós é tentar desfazer esse novelo emaranhado da memória.” (in: As pequenas memórias)
Rilke diz que: “cultivar fidelidade à infância e resgatar objetos de suas lembranças ajuda a alcançar o mundo inexprimível por palavras; para soerguer sensações submersas da infância e resgatar o tesouro de recordações é preciso voltar para dentro, descer em seu âmago solitário; resgatar a infância é chegar às reminiscências herdadas das gerações e sentir ‘saudade do futuro’.”(in: Cartas a um jovem poeta)
Proposta
A partir da leitura da obra “As mais belas coisas do mundo” de Valter Hugo Mãe*, pretendemos amarrar a questão do resgate da infância, do valor da memória, da solidão e do poder restaurador da palavra e da arte com a ideia central do nosso projeto que é: ” cuidar de si”. O que sintetiza tudo isso: ” resistir à desumanização “, pois para humanizar o outro eu também tenho de me humanizar. Como? Mobilizando, como diz Hugo Mãe, a potência afetiva através da expressão artística, recorrendo às reminiscências da infância e o entendimento de si através das relações que estabelecemos com as pessoas e o ambiente que nos cercam.
Assim , pretendemos ser um espaço onde possamos refletir principalmente sobre corpo, memória afetiva, objetos biográficos e a potência das palavras buscando linhas de fuga que nos possibilitem caminhos para a produção de um cuidado outro que potencialize a vida e possa dar sentido à nossas vivências cotidianas.
*não é necessário ter o livro, obra será disponibilizada
Docente
Profa. Cláudia Soares de Oliveira
Psicopedagoga (PUC-SP, 2005), Especialista em Psicomotricidade (ISPE – GAE – OIPR, 2002), Gestão de Programas Intergeracionais (Universidade de Granada, 2011) e Gestão do Terceiro Setor (IATS, 2011), Mestre em Gerontologia (PUC/SP, 2018). Atualmente trabalha na Associação Travessia atuando com crianças, jovens e adultos especiais. Tem experiência na área Pedagógica e Psicopedagogia atuando principalmente nos seguintes temas: longevidade, envelhecimento, aposentadoria, memória, cuidado, saúde e doença.
Certificado será encaminhado após a conclusão do curso
Contato
cursos@portaldoenvelhecimento.com.br
Avaliações
Não há avaliações ainda.