Promoção

Labirintos da Memória: quem sou?

R$ 59,90 R$ 39,90

A origem da palavra Memória remete à mitologia greco-romana e à deusa Mnemósine, personificação da memória ou lembrança, filha do Céu e da Terra, irmã de Cronos – o deus que preside o tempo – e mãe das Musas que com ela regiam as artes e todas as formas de expressão, especialmente a poesia.

Vemos, nessa perspectiva, uma articulação importante que permeia e amplia o tema, entre memória, tempo e narrativa, como arte de expressão. Assim, verificamos que desde os tempos mitológicos, passando por filósofos como Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, entre muitos outros, até hoje o tema Memória, e os termos que dele se desdobram, têm sido objeto de reflexão também da filosofia, das religiões e da linguística, como arte narrativa. Se pensarmos no amplo tema – Tempo –, intrinsecamente ligado à Memória, podemos também incluir a física, a história, a antropologia, entre outras ciências.

Se a mitologia explica de forma poética a origem e o significado da memória, se ao longo do tempo a filosofia e outras ciências indagam sobre sua condição e sentido para o Homem, podemos verificar que abordar o tema requer uma abertura do pensamento em uma perspectiva interdisciplinar.

Comparar
Categoria

Descrição

Características do Produto:
PESO: 0,360 Kg
I.S.B.N.: 978-85-69350-05-7
ALTURA: 21,00 cm
LARGURA: 14,00 cm
PROFUNDIDADE: 1,00 cm
NÚMERO DE PÁGINAS: 152
IDIOMA: Português
ACABAMENTO: Brochura
CÓD. BARRAS: 9788569350057
TERCEIRA EDIÇÃO: 2018
AUTORA: Vera Maria Antonieta Tordino Brandão

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.