Promoção

Gerontologia e Transdisciplinaridade

R$ 69,90 R$ 49,90

A Editora do Portal do Envelhecimento, a Portal Edições, apresenta uma produção internacional (Brasil/Portugal/Espanha) primorosa. São estudos avançados em linguagem acessível (independente do idioma) sobre Gerontologia. Leia um pouco da justificativa dos coordenadores para esta empreitada e entre no espírito da obra:

Vivemos numa época de grande vertigem, a informação é crescente e veloz, estamos na era do conhecimento e a ciência em muito contribuiu para isso. Fizemos avanços sociais, educativos e médicos extraordinários, motivados pela ilusão do progresso contínuo e ilimitado. Após Prometeu ter roubado o fogo aos deuses, o fogo do saber, acreditamos que tudo era possível. Com Adão e Eva passamos a “comer do fruto da árvore do conhecimento”, ganhamos consciência do bem e do mal.

Possuir o saber dos deuses seja por um acto de revolta com Prometeu ou por desobediência com Adão e Eva, só valerá se soubermos cuidar do saber, se soubermos que comer do fruto da árvore do conhecimento nos responsabiliza.

Somos responsáveis pelo que sabemos e pelo que fazemos com isso. Somos também responsáveis pelo que ignoramos, do ponto de vista psíquico o inconsciente não nos desresponsabiliza ainda que o ignoremos.

Prometeu, Adão e Eva, são símbolos e as suas narrativas míticas interpretadas superficialmente criaram em nós a ilusão de que tudo era possível, que tudo seria alcançável.

Passamos a domar as forças da natureza, exploramos a exterioridade, mas esquecemo-nos do fogo das emoções, esquecemo-nos da chama de Héstia, aquela que ilumina o interior da casa. Recalcamos a sensibilidade e o senso comum, subjugando-os à Razão. A Razão passou a dominar a ação do Homem, esquecida que estava da sua gémea, a emoção.

O Saber do Todo passou para o conhecimento da parte, do senso comum passou-se para a disciplina e da disciplina para ciência.

A ciência cresceu, especializou-se, ganhou terreno, construiu fronteiras, mas ignorou as pontes com outros saberes. Sem pontes, a ciência ignorou a sua história, da qual apenas restam vestígios.

Neste livro procuramos descobrir as pontes e abrir sentidos. Uma ponte de saberes, uma ponte de diálogo em que a história é central. Seguimos o sentido do saber que no seu vai e vem se nos apresenta plural. Partimos para esta viagem tendo como estrada o envelhecimento e a velhice, e como veículo a Gerontologia.

O nosso mapa foi a transdisciplinaridade e o percurso fez-se pelo território da vida e do humano.

Ao longo desta viagem faremos várias paragens, descobriremos múltiplas paisagens.

De olhos fixos no horizonte, caminhamos, ainda que este nos escape, caminhamos.

Não bastasse o conteúdo maravilhoso do livro, fomos brindados pela artista plástica Gabriela Sotto Mayor com uma obra prima, a capa. A obra aponta para o viajante muitos caminhos, dentre eles, o livro.

Outro destaque é o inovador Projeto Gráfico de Raquel Cruz que faz com que caminhos velhos e novos se cruzem em colunas centrais ou desproporcionais, em traços, sombras e quebras que valorizam a leitura.

Reserve já seu exemplar. Ao adquirir o livro, além de ter acesso a um produto de qualidade gerontológica, você contribui para a manutenção do Portal, pois só assim podemos continuar a produzir o conteúdo que você espera.

Comparar
Categoria

Descrição

Características do Produto:
PESO: 0,360 Kg
I.S.B.N.: 978-85-69350-08-8
ALTURA: 21,00 cm
LARGURA: 14,00 cm
PROFUNDIDADE: 1,00 cm
NÚMERO DE PÁGINAS: 248
IDIOMA: Português
ACABAMENTO: Brochura
CÓD. BARRAS: 9788569350088
SEGUNDA EDIÇÃO: 2018
COORDENAÇÃO: VÍTOR FRAGOSO E MARGARIDA SOTTO MAYOR

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.