NOSSOS CURSOS

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Curso Online: Capacidade Funcional e Envelhecimento

R$ 179,90

 

DESCONTOS:

20% para estudantes

20% para alunos e ex-alunos do Fragilidades na Velhice

20% para ex-alunos de cursos do Espaço Longeviver

20% para associados a ADECON

Para saber como usar os descontos basta mandar mensagem para o e-mail [email protected] especificando seu caso.

 

 

Datas:

Segundas-feiras

24/01 – 19h as 21h30
31/01 – 19h as 21h30
07/02 – Recesso
14/02 – 19h as 21h30
21/02 – 19h as 21h30

 

Carga horária: 10 horas

 

Este curso pauta-se pela necessidade cada vez maior de lidarmos – falarmos, elaborarmos, trocarmos informações – com aspectos ligados ao processo de envelhecimento que nos são caros, a nós, que lidamos com a saúde do idoso, quer sejamos profissionais da área da saúde ou leigos (familiares …).
Falo a respeito do corpo do idoso, sua corporeidade, seu “estar físico” no mundo, com tudo o que isto implica – não apenas suas limitações e dificuldades físicas e motoras, mas também e principalmente, suas potencialidades de vida, o “idoso enquanto potência”, visto que os 60 + tem tido cada vez mais capacidade e condição de atuar em suas vidas pós-aposentadoria.
Este curso pauta-se pelo aprofundamento nas questões ligadas ao bem-estar do idoso, sua qualidade de vida e o que é possível ser feito para a otimização e melhora, em termos físicos, quanto à sua “capacidade funcional”.
Vamos falar sobre este termo… Pode-se definí-lo como a interação entre o estado biológico do idoso e seu cotidiano, suas AVDs (atividades de vida diária), sua vida familiar, na comunidade onde vive, na sociedade de forma geral. Torna-se necessário, desta forma, analizarmos alguns aspectos e níveis desta interação:
  1. o idoso deve ser avaliado sob vários ângulos – físico, cognitivo, comportamental, sócio-ambiental;
  2. sua mobilidade (aspectos ortopédicos) – sua postura, equilíbrio, marcha, a condição de seus membros superiores e inferiores quanto à algias e limitações articulares;
  3. sua condição cardiorrespiratória;
  4. questões comportamentais e psicológicas – seu senso de motivação e satisfação, seu nível de resiliência e estratégias de enfrentamento aos desafios propostos pelo processo intrínseco do envelhecimento;
  5. questões ligadas à “fragilidade no idoso”;
  6. os recursos possíveis de tratamento fisioterapêutico – alongamentos, fortalecimentos, recursos eletrotermoterapêuticos, hidroterapia, massoterapia;
  7. o manejo integral das demências, na sua forma farmacológica e, principalmente, não-farmacológica;
  8. o papel do suporte familiar e social, além do papel do cuidador formal;
  9. questões de “cuidados ao fim da vida” (paliativos);
  10. o real significado de “promoção de saúde no envelhecimento” e, primordialmente,
  11. discussões a respeito do “envelhecimento ativo”, como, de fato, abordá-lo e fazer bom e adequado uso dele para usufruirmos de uma velhice bem vivida e salutar.

 

Objetivos :

Propor pontos de partida, explorar possibilidades e estratégias para se desenvolver pensamentos e práticas voltadas ao cuidado e bem-estar do idoso, no seu aspecto essencialmente FÍSICO – qualquer que seja seu estado de saúde geral, ou seja, independente de seu grau de acometimento físico e/ou cognitivo  – em termos de orientações e sugestões de ação neste âmbito, para uma vida com sentido, com qualidade e digna.

 

Metodologia

Aulas discursivas, expositivas e dialogadas sobre temas pertinentes, intercaladas com vivências de exercícios físicos (alongamentos e fortalecimentos), além de análises de trechos de músicas, e/ou filmes e/ou  obras literárias que remetam à questões ligadas ao envelhecimento e à reabilitação motora – todas estas abordagens tendo em vista a otimização da qualidade de vida do idoso.

 

Cada uma das quatro aulas do curso serão subdivididas da seguinte forma :

  • Fala expositiva sobre os tópicos da “justificativa” (1-11)
  • Colocação de questões para os alunos a respeito dos temas propostos
  • Trecho de música/filme/obra literária para análise (a ser escolhido posteriormente)

Enfatizando a questão de que a aula torna-se mais interessante quando acrescentamos a ela recursos outros além da forma discursiva, a saber, a música, o cinema e a literatura, com o objetivo de tornar a discussão sobre o envelhecimento mais rica e profunda.

 

 

As aulas acontecerão online ao vivo nos dias e horários especificados acima pelo Google Meet. As instruções para usar a plataforma e o Manual do Aluno são enviados por e-mail uma semana antes do curso começar!

 

Quer saber mais sobre nós?

Nosso site de conteúdo: https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/

Instagram do Portal do Envelhecimento: https://www.instagram.com/portaldoenvelhecimento/

Instagram do Espaço Longeviver: https://www.instagram.com/espacolongeviver/

Curso Online: Intervenções Familiares na Clínica do Envelhecimento

R$ 134,90

DESCONTOS:

20% para estudantes

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Datas:  3 dias consecutivos no final de fevereiro

22/02 (Terça) – 19h às 21h30

23/02 (Quarta) – 19h às 21h30

24/02 (Quinta) – 19h às 21h30

Carga horária: 7,5 horas

*Horário de São Paulo

 

Os processos de envelhecimento podem produzir efeitos significativos no entorno de quem envelhece. A família é constantemente afetada por esses processos que envolvem mudanças de posições na dinâmica desse grupo, o que pode gerar angústia e dar início a um processo de crise familiar.

Em nosso percurso, observamos frequentemente uma demanda para instrumentalização de profissionais para a compreensão desse momento de crise, assim como para pensar e realizar intervenções familiares nos âmbitos institucionais e da clínica do envelhecimento; repertório que amplia o campo de intervenção e que , muitas vezes, é o que possibilita que algum trabalho seja realizado.

 

Objetivo Geral:

Articular os saberes sobre processos de envelhecimentos e família, e favorecer intervenções em momentos de crise.

 

Objetivos Específicos:

Oferecer elementos para a compreensão do conceito de família e das possíveis implicações do processo de envelhecimento no funcionamento familiar. Aproximar os alunos das intervenções clínicas possíveis no trabalho com as família através de relatos de caso.

 

Conteúdo Programático:

Aula 1: O que é uma família?

  • Perspectiva antropológica
  • Perspectiva psicanalítica
  • A família contemporânea

 

Aula 2: Processo de envelhecimento e família

  • Fragilização
  • Cuidado
  • Sintomas familiares
  • Mudanças de posição

 

Aula 3: Intervenções familiares

  • Modalidades de intervenção familiar
  • Avaliação e indicação
  • Vinhetas clínicas

 

 

As aulas acontecerão online ao vivo nos dias e horários especificados acima pelo Google Meet. As instruções para usar a plataforma e o Manual do Aluno são enviados por e-mail uma semana antes do curso começar!

 

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Curso Online: Introdução à Psicologia do Envelhecimento

R$ 219,90

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Datas: Sábados: 05/03 | 12/03 | 19/03 | 26/03

Carga horária: 12 horas

Horário: 9h às 12h

*Horário de São Paulo

 

Como a psicologia compreende o processo de envelhecimento?

 

O presente curso teórico visa refletir o processo de envelhecimento e apresentar as principais mudanças e mecanismos psicológicos que ocorrem ao ser humano durante esse processo, especialmente na velhice e sob a luz da Psicologia.

 

Programação:

 

I – Aspectos Gerais do Envelhecimento/Desenvolvimento Humano.

                 1.1- O Envelhecimento: é um processo pessoal?

                 1.2- Envelhecimento da homogeneidade para heterogeneidade das vivências.

 

II – Teorias Psicológicas do Envelhecimento.

                 2.1- Teorias que pensam o envelhecimento em termos de mudança ordenada

                 2.2- Teorias que pensam o envelhecimento em termos de um processo contínuo de mudanças psicossociais

                 2.3- Teorias que pensam o envelhecimento enquanto um processo dialético.

 

III- Reflexões sobre o desenvolvimento biopsicossocial do idoso frente às transformações do mundo contemporâneo.

 

 

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Curso Online: Ferramentas de Negociação Para a Mediação Familiar

R$ 229,90

 

DESCONTOS:

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Data: Quartas-feiras -> 09/03 | 16/03 | 23/03 | 30/03 e 06/04

 

Horário: 19h00 às 21h30
Carga horária: 12,5 horas

*Horário de São Paulo

 

Curso Introdutório dos principais princípios e técnicas da negociação utilizadas nas práticas das mediações familiares em contextos dos direitos da pessoa idosa. Como alicerces para o mediador de conflitos, ferramentas para profissionais multidisciplinares e para familiares que vivenciam conflitos.

 

Objetivo Geral: O curso propõe o estudo de diversas ferramentas utilizadas em negociações como contribuições para a melhora da comunicação, das relações e dos cuidados familiares geracionais.

 

Conteúdo Programático:

  • Mediação de conflitos. Posições, Interesses, Necessidades e Valores
  • Tipos e Ferramentas de Negociação
  • Mediação Familiar Geracional- direitos, princípios e especificidades. Negociações de Interesses e de Cuidados.
  • Fase de construção da agenda e encerramento do processo.
  • Estudo de Casos Práticos de Mediações Familiares em contextos da pessoa idosa e contribuições da equipe reflexiva.

 

Este é um curso que pode colaborar para os conflitos que surgem em momentos de crises familiares e coletivas e/com acirramentos dos conflitos pré-existentes, como as ferramentas da negociação utilizadas em mediações de conflitos podem colaborar para soluções e prevenções aos conflitos, diálogos, cuidados familiares e conexões com rede de suporte social para efetivar os direitos da pessoa idosa.

 

 

 

 

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Curso Online: Envelhecimento – o Cuidado sob a visão da Antroposofia

R$ 149,90

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Data: Quintas-feiras 17/03 | 24/03 | 31/03 | 07/04

Horário: 19h às 21h
Carga horária: 8 horas

*Horário de São Paulo

 

No Brasil, os campos da medicina antroposófica e da Antroposofia aplicada à Saúde vêm experimentando, nos últimos anos, significativa ampliação de sua representatividade no Sistema Único de Saúde, devido à sua crescente institucionalização no âmbito da Política de Práticas Integrativas de Saúde (PNPIC). Em 2006 tivemos a publicação, pelo Ministério da Saúde, da portaria GM 1.600/2006 (https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt1600_17_07_2006.html ), que definia as bases para a inserção dessa abordagem no SUS, sob forma de Observatório de experiências.

 

Já a publicação da PORTARIA N° 702, DE 21 DE MARÇO DE 2018 inclui novas práticas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC dentre elas a Medicina Antroposófica com todas as suas práticas terapêuticas de cuidado. Julgamos de extrema importância trazer os conhecimentos básicos da Medicina Antroposófica bem como de suas práticas terapêuticas como mais uma opção de cuidados no tempo da velhice.

 

OBJETIVO GERAL:

Ampliar as possibilidades de cuidados com a vida no tempo da velhice

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Oferecer possibilidades para a produção de saúde, qualidade de vida e bem-estar que passam pelo cuidado com o corpo, vitalidade, alma e espírito.

 

CONTEÚDO

Aula 1 – Conceitos básicos

  • Práticas integrativas e complementares de cuidado “PICs”
  • Política Nacional de Praticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde
  • Antroposofia e Medicina Antroposófica
  • Saúde e doença na visão antroposófica

Aula 2 – Fundamentos da Medicina Antroposófica

  • Bases epistemológicas e históricas
  • Leis e ritmos biográficos; constituição do ser humano no tempo
  • Organização quádrupla do ser humano e da natureza: os elementos da natureza (terra, água, ar e fogo)
  • Organização tríplice do ser humano

Aula 3 – Terapias Antroposóficas

  • Terapia Artística
  • Biográfico
  • Euritmia
  • Terapias Externas
  • Massagem rítmica
  • Trabalhos Manuais

Aula 4 – Os doze sentidos

  • sentidos corporais ou básicos: TATO; VITAL; MOVIMENTO PRÓPRIO; EQUILÍBRIO
  • sentidos medianos ou emotivos: OLFATO;PALADAR; VISÃO; TÉRMICO
  • sentidos cognitivos ou superiores: EU ALHEIO; PENSAMENTO ALHEIO; PALAVRA; AUDIÇÃO

 

 

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Ateliê narrativo online de memórias autobiográficas: teoria e prática

R$ 219,90

 

DESCONTOS:

20% para estudantes

20% para alunos e ex-alunos do Fragilidades na Velhice

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Datas: Sábados -> 23/04 | 30/04 | 07/05 | 14/05

Carga horária: 12 horas

Horário: 9h às 12h

*Horário de São Paulo

 

o presente Ateliê de narrativas de memória autobiográfica: teoria e prática se propõe a fornecer algumas reflexões teóricas sobre o valor das narrativas de vida, bem como se oferece como um espaço/ ateliê online no qual os participantes poderão vivenciar algumas experiências narrativas.

Objetiva-se com esse curso introdutório:

  • Compreender teoricamente o papel das narrativas na construção da identidade, especialmente das narrativas de vida e das memórias autobiográfica e sua utilização nos trabalhos junto as pessoas no seu processo de envelhecimento.
  • Refletir e conscientizar sobre o papel do mediador para a escuta sensível e acolhedora.
  • Promover de modo criativo/lúdico, uma espécie de ateliê online, que seja um espaço potencialmente narrativo para que os participantes possam se experimentar narradores e ouvintes,
  • Incentivar a troca de experiências e de recursos entre os participantes , de diferentes áreas do saber, que desejem desenvolver trabalhos narrativos de memória autobiográfica.
  • Refletir sobre o valor de narrar para a promoção de uma educação para o envelhecimento humano em todas as fases do ciclo de vida, com foco na superação de preconceitos e na construção de uma cultura mais solidária para um melhor longeviver.

 

 

 

Conteúdo programático:

I-Narrativa (s) e Memória (s)

  • A crise das narrativas – crise da tradição
  • Tempo e narrativa
  • Narrativa, identidade e subjetividade.
  • Narrativas como memória, como testemunho, como resgate, como encontro.
  • O que é e como se formam as memórias?
  • Quais os mecanismos que possibilitam o resgate da memória?
  • Qual o significado e por que ocorrem os esquecimentos?
  • O que é memória autobiográfica ?

 

II- Narrativas de memória autobiográfica e Longevidade

  • O desafio de contar uma vida – autobiografias, diários, cartas, videos etc.
  • O valor de narrar para a promoção de uma educação para o bom longeviver.
  • Ateliê Narrativo – Narrativas como prática e autoformação para o longeviver.

 

 

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