O mais novo projeto do Portal é um espaço presencial de formação continuada e curadoria de conteúdos por meio de cursos, oficinas, workshops e atividades, chamado Espaço Longeviver.

Beltrina Côrte e Vera Brandão (*)

 

O Portal do Envelhecimento embarca em mais um desafio e para isso seu apoio é fundamental: a fundação de um espaço físico de referência no que se refere à formação continuada e qualificada na área do envelhecimento. Trata-se do Espaço Longeviver, um lugar onde pretendemos atender profissionais e idosos com cursos, seminários, workshops, rodas de conversa, ateliês e oficinas especializadas que possam transformar positivamente nosso longeviver.

Nesses últimos anos recebemos inúmeras mensagens nos perguntando se o Portal teria um espaço de visita, se haveria um espaço físico para a venda de livros e, por fim, se realizávamos cursos. Essa inquietação não era apenas de nossos leitores, ela também era nossa, pois para fazer um trabalho articulado entre saberes formais, experiências profissionais e daqueles em processo de envelhecimento sentíamos a necessidade de um espaço físico.

Assim surgiu o Espaço Longeviver, composto de duas salas localizadas na região do Jabaquara (SP), entre o metrô São Judas e Conceição, que a partir de meados de janeiro de 2019 estará oferecendo diversos cursos de verão e outras atividades com a mesma qualidade que os demais projetos do Portal do Envelhecimento. Entre os temas propostos estão: Envelhecimento, Saúde e Bem-Estar, Longevidade, Longeviver, Cuidadania, Mídias, Memórias, Fazeres em ILPI, Aposentadoria, Gerontologia Social, Relações Intergeracionais; Voluntariado, Cuidado de si, Arteterapia, Patologias, Psicogerontologia, Psicossomática, Cinema como ferramenta, Ações socioculturais, Mobilidade, Violências, Políticas, Mercado de Consumo, Projetos de Vida, Tecnologias, Finitude, Espiritualidade, Acessibilidades, Inovação, Empreendedorismo…

O que vem a ser formação continuada?

O que se denomina hoje educação continuada é processo de aprendizagem e formação permanente visando melhor desempenho e progresso, ao longo da vida pessoal e profissional, articulando os saberes formais e os derivados das práticas cotidianas e seus desafios. Nós, a partir das experiências na docência em formação continuada, na pesquisa gerontológica interdisciplinar, e na curadoria de conteúdos do Portal do Envelhecimento, na Revista Portal de Divulgação e na editora Portal Edições propomos o desafio de construir um espaço presencial de formação continuada e curadoria de conteúdos, por meio de cursos de curta duração, seminários, workshops, rodas de conversa, e atelier de reflexão e (auto) formação na perspectiva humanística que considera o exercício da vida plena em todas as idades.

A ampliação das possibilidades de educação continuada ao longo da vida, para profissionais e público amplo, em espaço presencial com o Espaço Longeviver é o desafio que se impõe em momento de incertezas que buscamos enfrentar por meio da educação continuada crítica e interdisciplinar.

A formação continuada no Espaço Longeviver seguirá a mesma linha editorial que rege o Portal, a Revista, a Editora, isto é, adotará os conceitos da Gerontologia Social ao destacar que a vida está acima da doença, e que em um corpo doente habita um sujeito, um ser que envelhece e não unicamente um ser que adoece. E que a vida é que está no centro de tudo. É por isso que estamos aqui solicitando sua participação para reinventarmos, juntos, nosso futuro!


Como posso apoiar?

Para começar gostaríamos de dizer que o conteúdo divulgado pelo Portal e Revista é gratuito (e sempre será pois acreditamos na democratização e disseminação do conhecimento sobre o longeviver) e nossa fonte de renda acaba sendo da editora Portal Edições. Só que o mercado editorial no Brasil vem sofrendo muito, mais ainda nosso segmento, o envelhecimento, cujo nicho ainda é muito pequeno. Infelizmente nosso orçamento está acabando, mas o sonho não! Nosso sonho é grande e falta pouco para realizá-lo. Por isso estamos aqui, para que juntos possamos viabilizar esse espaço de formação continuada.

Ficou faltando R$ 9.091,00 para concretizarmos a nossa meta e por isso fizemos um projeto de financiamento coletivo e colocamos na plataforma Catarse, acreditando em nossa rede de solidariedade, mostrando exatamente qual a nossa meta e como gastaremos o dinheiro arrecadado, na maior transparência! A maior parte dos custos para a fundação do Espaço Longeviver quem está arcando é o próprio Portal do Envelhecimento: o projeto arquitetônico, os materiais para reforma, a mão de obra, iluminação, aparelhos e grande parte da mobília.

O que se ganha em apoiar?

As recompensas para quem nos apoiar são várias e vão desde assinaturas de cargas horárias de horas aula para cursos a escolher, passando por diversos webinares sobre diferentes temas, livros e até convite para a inauguração do Espaço Longeviver junto com toda a equipe de professores, todos parceiros do espaço. Nossos leitores poderão apoiar com $15,00 a R$ 1.000,00, ganhando as recompensas correspondentes, ou apoiar com o valor que quiser sem recompensa.

Visite a plataforma Catarse e apoie este sonho, pois como já dizia Raul Seixas, “sonho que se sonha junto é realidade”!

Serviço

Plataforma Catarse: https://www.catarse.me/espacolongeviver

 

(*) Beltrina Côrte e Vera Brandão são editoras e curadoras do Portal do Envelhecimento, Revista Portal de Divulgação e agora do Espaço Longeviver.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X